TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Gestão De Equipes

Artigos Científicos: Trabalho Gestão De Equipes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO GESTÃO DE EQUIPES

DIAGNÓSTICO DO GRUPO

1-Retrato do Grupo

-Imagem do grupo

-Slogan do Grupo

Unidos podemos mais

-A maior qualidade do grupo?

Responsabilidade

- O maior defeito do grupo?

Falta de comunicação

- O que é proibido no grupo?

Conversar paralelas

- O que é valorizado no grupo?

Conquistas

2- Através do Diagnóstico Situacional podemos observar que apesar do grupo ter se posicionado tendo um bom relacionamento, o clima no grupo não é o ideal. Há pouca motivação dos colaboradores dentro do grupo. Podemos destacar a grande falta de comunicação dentro do grupo, os processos decisórios são feitos através do superior, ou seja, de cima para baixo ou através de reuniões esporádicas. A resolução de problemas nem sempre é feita amigavelmente. Os desafios são bem aceitos pelo grupo.

3 – OBJETIVOS - O objetivo comum do grupo é a realização da sua tarefa.

MOTIVAÇÃO – Quando é solicitada a participação de todos para a realização de um trabalho, há um envolvimento, todos se voltam para a conclusão com êxito;

COMUNICAÇÃO: não é aberta e nem clara, as informações não são passadas com clareza e nem com exatidão causando conflitos no grupo.

PROCESSO DECISORIO – O processo decisório é feito de forma hierárquica, de cima para baixo,também há reuniões com os colaboradores, e logo depois tomam as decisões.

RELACIONAMENTO – O relacionamento é harmonioso, as pessoas se respeitam;

LIDERANÇA – A liderança é feita de forma autoritária;

INOVAÇÃO – O grupo tem facilidade para aceitar novas ideias;

4 – Forças impulsoras: Diante da análise junto aos colaboradores, detectamos que entre os mesmos há respeito, o ambiente de trabalho facilita, pois é arejado, há senso de responsabilidade para a conclusão da tarefa, as metas atingidas são celebradas, o que facilita a chegada num bom resultado final.

Forças restritivas: A falta de comunicação e de liderança clara e objetiva. A falta de compromisso e de comprometimento de alguns colaboradores que tem atitude de insubordinação.

IMPULSORAS RESTRITIVAS

AMBIENTAIS AMBIENTAIS

Ambiente Arejado Falta de tolerância no horário

Ferramentas adequadas Falta de reciclagem

Local de trabalho estratégico Periodicidade nas manutenções

IMPULSORAS RESTRITIVAS

GRUPAIS GRUPAIS

Respeito entre os colaboradores Liderança autoritária

Motivação Falta de comunicação

Celebração dos resultados Subgrupos dentro da empresa

IMPULSORAS RESTRITIVAS

INDIVIDUAIS INDIVIDUAIS

Empatia Comunicação errada

Motivação Autoritarismo

Vontade de colaborar Objetivos divergentes

Diagnóstico Situacional:

Imediatamente a liderança deve rever seus métodos. Buscando ferramentas que facilitem a comunicação e gerando diretrizes assertivas para a equipe.

Buscar um entrosamento maior entre os seus subordinados, assim também, com os seus superiores e pares.

Desenvolver um plano de cargos e salários efetivamente factível, para que os colaboradores se sintam valorizados e estimulados a buscarem o melhor resultado para a organização.

Promover encontros, tarefas extra-empresariais, onde a intenção seja somente a integração e bom convívio entre a equipe.

6- Através do que foi observado, caracterizamos como grupo de trabalho, pois não excedem a 30 pessoas, a liderança é centralizada, existem subgrupos dentro de um grupo maior e o trabalho em equipe foi apontando como o que não funciona dentro do grupo, não há cooperação de algumas pessoas.

7- Não podemos considerar uma equipe, pois não existe uma comunicação aberta e clara, a comunicação, foi apontada por muitos como um defeito do grupo, onde algumas pessoas não sabem passar o que realmente é preciso, muitas vezes não existe coesão nas informações e em outras as informações são retidas por algumas pessoas, não há compartilhamento das informações e em algumas situações não há cooperação de todos os membros do grupo.

Outro ponto a ser destacado para ser considerado equipe, é o fato da liderança ser exercida apenas por uma pessoa e é esta pessoas que distribui as tarefas a serem feitas e que também dar as ordens.

8 – Para que o grupo de transforme em equipe deve ser planejamento o trabalho, de forma que todos sintam envolvidos com o projeto, percebendo que sem a sua ajuda o grupo não irar alcançar a meta maior;

Para a comunicação devem ser elaborados mecanismos internos que sejam facilitadores, mecanismos que envolvam os colaboradores nos assuntos, estimulando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com