TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Psicologia Cotidiano

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.953 Palavras (8 Páginas)  •  2.756 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP – CAMPINAS

I.C.H. CURSO DE PSICOLOGIA.

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO COTIDIANO

PROF. EDUARDO V. BILBAO

RELATORIO FINAL

TEMA: DIFERENCIAÇÃO SOCIAL, CULTURAL E EXCLUSÃO SOCIAL.

Alunos:                                           RA:

AMANDA CRISTINA DOS SANTOS - B62104-4

ALESSANDRA GALVÃO VIEIRA – B793BA-5

FLAVIA CRISTINA PRIMO KUHN - B719JJ-1

MARIANA SILVA - B61BEF-4

PRISCILA PEREIRA BATISTA DIAS – B97258-0

           

                                                CAMPINAS - SWIFT

2015 

             

       

  1. Introdução

Recebi a proposta de maneira, bem receptiva, consegui enxergar a importância e o quanto ela seria importante na minha formação profissional. Porem com certo receio de não conseguir transcrever de maneira adequada as observações e tendo em vista a dificuldade para faze las, levando em consideração a falta de tempo. O desenvolvimento do trabalho no meu ponto de vista foi um pouco conturbado de inicio, fiquei um pouco perdida com relação às horas, e com muita dificuldade em transcrever as observações. Outra dificuldade foi conseguir reunir o grupo. Aos poucos fui conseguindo me organizar, e ao decorrer das observações acredito ter melhorado a minha escrita na elaboração do diário de bordo. O tema escolhido foi Diferenciação Social, Cultura e Exclusão Social, escolhemos este tema, por acreditar que ele tem uma relação muito forte, com os aspectos psicológicos e emocionais do individuo. Em minha opinião antes de começar as observações, acreditava que não conseguiria expor as minhas vivencias pessoais e o meu sentimento diante de casa situação. Porém foi totalmente ao contrário, logo de inicio as minhas vivencias pessoal eram fortemente relembradas e eu consegui observar o que estava acontecendo e descrever o que aquilo me recordava e como estava refletindo em mim naquele exato momento. Além disso, uma questão muito forte e acredito que muito importante para a profissão escolhida, foi com o trabalho, conseguiu fazer com que eu me colocasse no lugar das pessoas. (Amanda Santos)

Foi uma experiência única e muito desafiadora, a princípio fiquei meio perdida imaginando como seria viver esta experiência de observações, mas quando as conclusões das observações foram sendo concluídas as expectativas para as próximas foram só aumentando , conhecendo lugares, costumes, preconceitos, pessoas que talvez no cotidiano não conseguíssemos perceber que existiam ou deixamos de perceber, por mais que eu jurava que não tinha preconceito, percebi que existia sim um preconceito por lugares, pessoas, costumes, estas observações, a elaboração do nosso diário nos trouxe um grande aprendizado referente à vida, os valores das pessoas, o respeito ao próximo, a individualidade de cada um, e me ensinou que às vezes não percebemos detalhes muitos simples que acontece ao nosso redor, não valorizamos e deixamos passar como despercebidos, coisas simples, mas que se for observada e ser dado atenção tem um valor incomparável que nas observações conseguimos refletir e viver isso. (Alessandra Galvão)

Decidimos pelo tema diferenciação social, cultural e exclusão social, pois no nosso cotidiano percebemos que a diferenças sociais são nítidas e infelizmente estão em quase todos os lugares. Essa disciplina foi muito importante para mim, compreendi muitas coisas, estive em lugares que jamais pensei que fosse ou que voltaria, e pude observar como as pessoas se comportam diante de tais fenômenos, foi de grande importância para o meu crescimento tanto pessoal quanto profissional, o desenvolvimento do trabalho foi algo prazeroso, foi dinâmico eu gostei muito dessa experiência deu trabalho na parte de digitar todas as observações. Com essa experiência hoje eu tenho uma visão mais ampla dos fenômenos que acontecem no nosso cotidiano. (Flávia Cristina Primo Kuhn)

A escolha do tema foi bem interessante, nunca tinha imaginado observar locais tão simples e sair de lá com uma visão completamente diferente. Foi difícil a conciliação e a escolha dos lugares que seriam de fácil acesso para reunir o grupo, mas no fim deu tudo certo. Esse trabalho abriu as portas para uma visão ampla da realidade vivida em dois contextos diferentes, onde ficou fácil estabelecer os fenômenos do cotidiano dessas pessoas. (Mariana Silva)

Eu nunca havia parado pra notar em coisas que eu olhava e considerava irrelevantes. Pra falar a verdade eu nunca havia pensado nisso. Acho que essa experiência não só está nos servindo para nota na faculdade, acho que essa observação que fizemos o fato de nos colocarmos no lugar do outro e poder conhecer os dois lados da moeda, me fez amadurecer como pessoa. Tenho certeza que com essa experiência cada uma de nós, levará para as nossas vidas. Aprender a conhecer um pouco do próximo, olhar sem julgar, observar que de repente o que parece ser de repente não é aquilo. Sentir os dois lados, e conseguir perceber só de olhar que de repente aquilo não é o que pensei de primeira impressão, isso não tem preço. Conhecer um pouco de si a cada observação será que sou preconceituoso?

Será que eu faria isso? Como será que eu agiria nessa situação? E responder para si mesmo com certo medo ate de suas respostas. Conhecer coisas em você que você nem sabia que existia, mas que estava lá o tempo todo. Tentar se repreender, se sentir feliz, triste, eufórico, melancólico, animado, enfastiado... Tudo ao mesmo tempo, um de cada vez. Escrever tantas coisas e se expressar tão bem, quando nem sabia que podia, ou melhor, nem sabia que gostava... Acho que foi o melhor disso tudo, conhecer a mim mesma, e assim conhecer ao próximo. (Priscila Dias)

  1. Melhor observação grupal e reflexões grupais sobre a mesma.

Em nossa opinião a nossa melhor observação foi feita no Jardim Itatinga, maior bairro de prostituição em campinas, pois lá tivemos a oportunidade de observar como aquelas mulheres vivem, o cotidiano delas é naquele ambiente de prostituição, onde parece que elas não têm direito a nada, pois estão ali como pessoas sem valor para a sociedade.

Lá observamos como funciona a prostituição, observamos como muitas são tratadas, como um comércio funciona lá dentro, os tipos de pessoas que frequentam como elas se comportam como é a vida noturna delas dentro daquele contexto, como as pessoas se comportam diante delas, e que mesmo elas estando no mesmo bairro, praticando a mesma atividade há diferença entre elas, principalmente nos valores de programas entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (109.5 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com