TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Teorias Psicanalisticas

Ensaios: Trabalho Teorias Psicanalisticas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  1.582 Palavras (7 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 7

Resenha 1 04

“Capitulo 5 – A Psicanalise”

Impossível discorrer sobre a Psicanálise e não falar do criador da teoria, o grande mestre da teoria psicanalítica Sigmund Freud.

A psicanalise é um método de investigação e uma pratica profissional pode ser dizer também que é a ciência do inconsciente. Como já citado a cima essa teoria foi criada por Sigmund Freud, médico austríaco que se especializou em Psiquiatria e estudando as doenças psicológicas chegou a conclusão de que todos nós possuímos uma vida psicológica de que não temos consciência e que influencia muito em nossos pensamentos, nossos comportamentos e em nossas escolhas.

As teorias de Freud tiveram grandes consequências e marcaram muito a

Psicologia e a Filosofia. Influenciam e continua influenciando nos dias de hoje, a Antropologia a Sociologia e todas as demais Ciências Sociais.

Freud teve a oportunidade de trabalhar com grandes nomes. Jean Charcot, Psiquiatra onde seu principal instrumento de trabalho era a sugestão hipnótica, pode trabalhar também com o médico e cientista Josef Breuer , medico que o apresentou a paciente Ana O.

Breuer utilizava o tratamento que ele mesmo denominou como Método catártico.

Freud foi modificando a técnica catártica aos poucos e abriu mão da hipnose porque pode compreender que nem todas as pessoas se deixavam aplicar a hipnose.

Inconsciente

É a concepção central da psicanalise, “Freud, levava em consideração de que o fator diferencial que funda a sua Psicologia era os processos psicológicos inconscie.

Inconsciente é o teor psíquico afastado, em certo momento, de nossa consciência.

Conteúdos psíquicos são os sinais que se manifestam em nossa mente. São os desejos, pensamentos, fantasias sentimentos, sonhos, símbolos, ideias ,

imagens, lembranças, medos, vontades, emoções, paixões, opiniões.

Acontecimentos do passado se encontram em alguns dos conteúdos inconsciente, fatos vistos na primeira infância, acontecimentos visto não percebidos pela consciência, lembranças de chateações, entre outros.

Os fatores inconscientes são aqueles que se encontram afastados de nossa

consciência. Sendo assim, tudo o que se passa em nossa mente, mas não percebemos sua existência com nosso pensamento consciente. Depois de

05

estudos Freud percebe que os pacientes possuem distúrbios psicológicos e é muito influenciado por representações inconscientes. E, deduz também

que todas as pessoas têm uma intensa vida psíquica inconsciente. Segundo a Psicanálise, a nossa vida é fortemente influenciada pelo inconsciente, Freud conseguiu chegar ao inconsciente através de sonhos e coisas esquecidas acreditava que o esquecimento vinha para encobrir a dor, como ele mesmo denominou de Repressão. Quando alguém fala uma palavra

diferente da palavra que foi escolhida pela sua consciência, essa palavra pode soar estranha ou mesmo ofensiva para quem escuta. Parece um erro sem sentido. Para Freud nesse tipo de falha há uma manifestação inconsciente, afetada pelos desejos. Também a memória e as lembranças são exemplos de como processos inconscientes se manifestam em nossa psique.

Na primeira teoria onde foi criada a estrutura do aparelho psíquico, Freud referia-se á existência de três sistemas Inconsciente, Pré-Consciente e Consciente

As ideias de sexualidade infantil e inconsciente causaram forte reação dos setores mais conservadores da sociedade. Mas, hoje, são aceitas na maior parte da comunidade científica e, em muitos países, por grande parte da sociedade.

Para Freud a sexualidade nos primeiros dias de vida do ser humano é ligada a sobrevivência. Freud acreditava que todos passamos por fases, sendo elas, Fase Oral onde o prazer é identificado pela boca, tudo é levado a boca para identificação, Fase anal é a fase onde o prazer é sentido pelo anus, Fase fálica onde é sentido prazer no órgão sexual , essa fase é seguida pela Fase da latência onde há um diminuição nas atividades sexuais no caso chamado de “intervalo” e ultima mas não menos importante é a Fase genital onde o prazer não é mais dado pelo próprio corpo.

Na decorrência destas fases é destacado uma ocorrência que destaca-se no período de 3 e 5 anos, ocorrência esta chamada de Complexo de Édipo, onde Freud acredita que é através dessa ocorrência que é formada a personalidade do individuo.

06

Ocorrência também marcada pela rivalidade do menino com o pai e o desejo pela mãe.

Vimos também que a Pulsão, refere-se a força que move a psique em um determinado sentido ou direção isso dentro da Psicanalise. Dado como um impulso. Força dada pelo nosso próprio corpo.

Conforme

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com