TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Conclusão de Curso

Por:   •  16/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  7.913 Palavras (32 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 32

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE GOIÁS

CURSO DE PSICOLOGIA

LUZINETE FEITOSA CORREIA

SILAS BIZERRA

TATIANE DA SILVA SOUSA

A NEUROSE COMO BLOQUEIO DO CONTATO:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A LUZ DA GESTALT-TERAPIA

Goiânia – GO

                            2019

LUZINETE FEITOSA CORREIA

SILAS BIZERRA

TATIANE DA SILVA SOUSA

A NEUROSE COMO BLOQUEIO DO CONTATO:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A LUZ DA GESTALT-TERAPIA

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Psicologia da Faculdade Estácio de Sá de Goiás (FESGO) como requisito parcial para obtenção do grau de Psicólogo.

Supervisor (a): Dra. Jordana Calil L. de Menezes de Oliveira

Orientador (a): Me. Henrique Batista Almeida

Goiânia – GO

2019

FOLHA DE APROVAÇÃO

                  Artigo científico intitulado: A NEUROSE COMO BLOQUEIO DO CONTATO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A LUZ DA GESTALT-TERAPIA, de autoria dos (a) discentes Luzinete Feitosa Correia, Silas Bizerra, Tatiane da Silva Sousa, defendido em 23 de novembro de 2019, pela banca examinadora constituída pelos seguintes professores:

___________________________________________________________________

Prof.ª Me. Andreia Costa Rabelo

___________________________________________________________________

Prof.ª Dra. Jordana Calil Lopes de Menezes de Oliveira.

 

___________________________________________________________________

Prof.° Me. Manoel Pereira, da Cruz Neto.

___________________________________________________________________

Prof.° Me. Henrique Batista dos Almeida.

RESUMO

A neurose é um bloqueio de contato, que surge quando o indivíduo tem os processos interrompidos de alguma forma em seu cotidiano. Este estudo tem como objetivo descrever, por meio de um relato de experiência, como o processo terapêutico em Gestalt-Terapia pode contribuir para que o indivíduo tome consciência de seus bloqueios de contato e alcance awareness. Para tanto, relatou-se um processo terapêutico realizado na abordagem gestáltica com um cliente de 47 anos, em que foi possível identificar pontos de bloqueios de contato que configuram uma condição neurótica. Com a identificação desses comportamentos neuróticos, através do aparato teórico foi possível observar como ocorre a transição do cliente pelas camadas da neurose, permitindo, assim, o trabalho do psicoterapeuta.

Palavras-chave: Neurose, Contato, Gestalt-Terapia.

ABSTRACT

   

Neurosis is a contact block that arises when a subject has the processes interrupted in some way in their routine. This study aims to describe, through an experience report, how the therapeutic process in Gestalt therapy can contribute to the individual becoming aware of their contact blocks and reach awareness. Therefore, a therapeutic process performed in the Gestalt therapy was reported with a 47-year-old client, in which it was possible to identify points of contact block that configure a neurotic condition. With the identification of these neurotic behaviors, through the theoretical apparatus it was possible to observe how happens the transition of client through the neurosis layers, therefore allowing worked by the psycotherapist.

Keywords: Neurosis, Contact, Gestalt Therapy.

1 INTRODUÇÃO

A neurose é um bloqueio de contato, o qual resulta da tentativa desesperada do indivíduo para evitar um conflito e recuperar o equilíbrio. O conflito mais importante que pode ser gerado, tanto em uma personalidade integrada ou em uma neurótica, é o conflito entre as necessidades sociais e biológicas do sujeito. Quando a resolução desse conflito resulta em um autocontrole socialmente exigido, conseguido à custa da depreciação das partes mais abrangentes das funções da personalidade humana, isso pode gerar as neuroses individuais (POLSTER; POLSTER, 1979).

A neurose surge no indivíduo a partir do momento em que ele não consegue manter-se em equilibrio e nem manter os limites entre ele e o mundo. Manifestando-se como um bloqueio de contato agindo contra as ameaças de um mundo percebido como esmagador. Nesse sentido, a neurose é estratégia de manter o equilíbrio e o sentido de autorregulação em um contexto onde ele sente que todas as probabilidades estão contra ele (PERLS, 1981).

O processo terapêutico na Gestalt-Terapia contribui para a compreensão desses bloqueios de contato por parte da pessoa, restabelecendo a awareness do cliente consigo mesmo e com mundo, trazendo-o para o “aqui-e-o-agora”, fazendo com que o mesmo consiga aprender a lidar com suas experiências. Ao ser trabalhado o bloqueio do contato, esse indivíduo poderá chegar a awareness, conseguindo assim lidar com suas necessidades e se recompor consigo mesmo e com o meio. Desse modo, este estudo tem como objetivo descrever, por meio de um relato de experiência, como o processo terapêutico em Gestalt-Terapia pode contribuir para que o indivíduo tome consciência de seus bloqueios de contato e alcance awareness.

2    REFERENCIAL TEÓRICO

O ser humano é um ser-em-relação que existe no ambiente, podendo influenciar ou ser influenciado por ele. A pessoa e o meio não são passíveis de separação, deste modo, constituem um campo (PERLS, 1977). Nesse sentido, o homem não é um ser isolado, mas compreendido em sua própria relação de consciência (ROBINE, 2006).  

Essa relação ocorre na fronteira de contato. Na fronteira de contato a pessoa experimenta estar conectada ao meio e separado dele ao mesmo tempo, entrando em contato com o novo que possibilita acesso a novas possibilidades de autorregulação (PINTO, 2015). A fronteira é percebida como um encontro das diferenças, onde o indivíduo e o meio se tocam, essa diferença pode ser física ou psíquica constituindo a fronteira de contato (BUROW; SCHERPP, 1985).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.1 Kb)   pdf (248.8 Kb)   docx (35.6 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com