TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Psicologia Experimental

Por:   •  27/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de Psicologia Experimental:

Introdução:

        Inicialmente vemos que o nome behaviorismo foi criado por John Watson em 1913, em oposição à introspecção e ao mentalismo. Watson com seu behaviorismo metodológico defendia que qualquer observador pode medir objetivamente o comportamento publicamente observável justamente porque, diferentemente dos processos cognitivos, que são privados, o comportamento é público.

        Burrhus Frederic Skinner Nasceu em 20 de março de 1904 em Nova York, Inicialmente formou-se em Letras, fez pós-graduação em Psicologia pala Universidade de Harvard, após três anos recebeu seu PhD em psicologia em 1931, faleceu em 18 de agosto em 1990. Afirmava que o Behaviorismo não é uma ciência do comportamento, mas a filosofia que embasa essa ciência. Diante disto não podemos comparar o Behaviorismo Radical com Psicanálise, a Psicologia da Gestalt, a Psicologia Cognitiva, uma vez que ela não é uma abordagem psicológica.

        Todavia Skinner fazia alguns questionamentos sobre o Behaviorismo Radical (1982):

“O Behaviorismo não é a ciência do comportamento humano, mas, sim, a filosofia dessa ciência. Algumas das questões que ele propõe são: É possível tal ciência? Pode ela explicar cada aspecto do comportamento humano? Que métodos podem empregar? São suas leis tão válidas quanto as da física e da biologia? Proporcionará ela uma tecnologia e em caso positivo, que papel desempenhará nos assuntos humanos? São particularmente importante suas relações com as formas anteriores de tratamento do mesmo assunto. O comportamento humano é o traço mais familiar do mundo em que as pessoas vivem, e deve ter sido dito mais sobre ele do que sobre qualquer outra coisa. E, de tudo o que foi dito, o que vale a pena ser conservado?”        

Entretanto é com esse trecho que Skinner inicia o livro Sobre o Behaviorismo.

Referencias:

SKINNER, B. F. (2003). Ciência e Comportamento Humano. São Paulo: Martins Fontes.

MOREIRA, Márcio Borges/MEDEIROS, Carlos Augusto. (2007). Princípios Básicos de Análises do Comportamento. Porto Alegre: Artmed,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (107.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com