TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Psicologia Hospitalar

Por:   •  13/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.864 Palavras (8 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Diretoria de Ciências da Saúde

Curso: Psicologia

Marilia Gabriela Souza de Oliveira

Camila

Geisa

Ranulfo

Emeson

Isabella

A prática profissional da Psicologia Hospitalar na Clínica Senhor do Bonfim em Feira de Santana

Feira de Santana


                                                    Feira de Santana

                                                    Novembro/2019

                         Marilia Gabriela Souza de Oliveira

                        Camila

                        Ranulfo

                    Geisa

                        Emeson

                        Isabella

A prática profissional da Psicologia Hospitalar na Clínica  Senhor do Bonfim em Feira de Santana

Trabalho  realizado em exigência à disciplina Introdução a Psicologia  do curso de Bacharelado em Psicologia, sob a supervisão do docente Tiara Melo

                                              Feira de Santana

                                               Novembro/2019

RESUMO

O presente trabalho aborda uma pequena análise reflexiva acerca da prática profissional da Psicologia Hospitalar, descrevendo a relação existente entre teoria e prática no contexto do atendimento ao sujeito que passa pelo processo de diálise. A pesquisa realizada visa conhecer a intervenção psicológica desenvolvida neste contexto de atuação profissional, quais as principais características e dificuldades desse tipo de serviço. O método   utilizado foi qualitativo e o instrumento para a coleta de dados foi a entrevista estruturada com perguntas que abordam temáticas desde a atuação do psicólogo junto ao sujeito que se encontra em sofrimento pelo adoecimento até questões relacionadas a demanda profissional de mercado.

  1. INTRODUÇÃO

A prática profissional do Psicólogo perpassa diferentes ambientes de atuação, sendo que, o apresentado neste trabalho será a prática profissional na área da Psicologia Hospitalar.

Aspectos voltados a subjetividade humana estão presentes nos mais diversos contextos, dentre eles, nos aspectos voltados ao processo de adoecimento. Frente a essa necessidade do indivíduo de expressar a sua relação com a doença, a Psicologia Hospitalar se apresenta como ferramenta de intervenção para ajudar o paciente a se relacionar melhor com os aspectos psíquicos presentes nesse momento da sua vida, percebendo e criando estratégias que contemplem a melhor forma de enfretamento da doença

Este trabalho de pesquisa tem como objetivo conhecer a prática profissional do psicólogo hospitalar, quais as principais características e dificuldades desse tipo de serviço e como se apresenta o mercado de trabalho para essa atuação.

As informações coletadas foram realizadas através de uma entrevista com o psicólogo da Clínica Senhor do Bonfim

  1. MÉTODO

O método qualitativo foi utilizado para análise reflexiva do dados coletados através da entrevista, instrumento construído com perguntas previamente estruturadas com o objetivo de abordar sistematicamente o conteúdo da pesquisa dentro de uma sequência coerente e lógica do que se deseja saber. Para isso foram realizadas as seguintes perguntas:

1)   O que especificamente faz um psicólogo hospitalar? Quais as intervenção?

2)    É feita intervenção com a família do paciente?

3)    O que o psicólogo hospitalar precisa saber?

4)    Como se tornar um psicólogo hospitalar?

5)    Precisa de concurso para ser um Psicólogo Hospitalar?

6)    Quando aparece algum caso difícil a quem o Psicólogo Hospitalar deve recorrer?

7)    Como e onde ocorre o acolhimento?

8)    Quais os principais desafios?

 9)   Ele atua sozinho ou faz visitas acompanhado de outros profissionais ?    10) Como está o mercado de trabalho para esse profissional?

 Ao entrar em contato com o psicólogo responsável pelo atendimento da Clínica Senhor do Bonfim, foi informado o objetivo da pesquisa e solicitado que respondesse as questões, ela optou pela escrita das respostas.

Com os dados em mãos será realizada uma análise reflexiva relacionando os aspectos presentes na teoria e a prática descrita pela profissional.

.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES (DADOS)

Com base nos dados coletados na entrevista, a atuação da Psicologia hospitalar contempla os aspectos de auxílio ao paciente a enfrentar o processo do adoecimento, convocando toda equipe multidisciplinar a compreender a importância do saber da condição psicológica do paciente em torno da doença, através dos registros fixados no prontuário.  Segundo Simonetti (2018), é o campo de entendimento e tratamento dos aspectos psicológicos atrelados ao adoecimento, sendo estes, as manifestações subjetivas da doença, que são as crenças, os sonhos, os conflitos e os pensamentos.

A intervenção não ocorre individualmente apenas com o paciente, mas também nas relações presentes no processo de adoecimento, na rede que envolve familiares, médicos e todos os outros profissionais envolvidos no seu acompanhamento.

“... a Psicologia Hospitalar inovou na maneira de compreender o contexto de realidade institucional e sedimentou a compreensão do quadro de restabelecimento cirúrgico do paciente hospitalizado, estabelecendo a dimensão de seus medos, angústias e fantasias. Atuar como Psicólogo Hospitalar é crer que a humanização da abordagem hospitalar é possível e real; é sobretudo verter o grito de dor do paciente de modo que este seja não tão somente escutado, mas sobretudo, compreendido em toda a sua dimensão humana. (CAMON, 2009 apud MOSIMANN, 2011) ,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (134.2 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com