TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Educativos e Organizacionais do trabalho na Psicologia Hospitalar

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.511 Palavras (19 Páginas)  •  1.195 Visualizações

Página 1 de 19

FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE

[pic 1]

RECIFE

2014

FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE - FAFIRE

PSICOLOGIA – 5°A

Dimensões Psicológicas de Processos Educativos em Organizações Escolares, Sociais, Comunitária, de Trabalho e Saúde  

Professora: Josiane Golin

e

 Organização Psicossocial do Trabalho

Professora: Fátima Neves

CYNTHIA KAORI PRESTRELO BABA

DANIELLE CARVALHO

FRANCISCO DAS CHAGAS BATISTA RODRIGUES

LILIAN PESSOA DUARTE

MARIA DA CONCEIÇÃO PINHEIRO

INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta os processos educativos pertinentes a área da psicologia hospitalar e os processos da organização do trabalho, estudados na disciplina Dimensões Psicológicas de Processos Educativos em Organizações Escolares, Sociais, Comunitária, de Trabalho e Saúde, como também na disciplina Organização Psicossocial do Trabalho,  foram identificados, observados, mapeados e analisados através de visitas e entrevistas com funcionários e pacientes do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, na cidade de Recife/PE.

Segundo a Resolução CFP Nº 013/2007  anexo II o psicólogo hospitalar promove  intervenções direcionadas  à relação médico/paciente, paciente/família, paciente/paciente e do paciente  em relação ao processo de adoecer, hospitalização e repercussões emocionais que  emergem neste processo. Este acompanhamento pode ser dirigido a pacientes em atendimento clinico ou cirúrgico, nas diferentes especialidades médicas. Estas intervenções ainda podem ser individual, em grupos psicoterapêuticos  ou grupos de profilaxia. No trabalho com equipe multidisciplinar participa de decisões em relação à conduta a ser adotada pela  equipe, objetivando promover apoio e  segurança ao paciente e a família.

Nosso objeto de estudo é a atuação do psicólogo hospitalar dentro da equipe multidisciplinar no programa de cirurgia bariátrica desde o acolhimento dos clientes quando estes procuram o serviço, durante e a sua recuperação

A obesidade é uma doença metabólica, cuja origem pode envolver fatores genéticos, endócrinos e ambientais, acarretando também problemas psicológicos, sociais e uma diminuição da qualidade de vida. (VALEZI; BRITO; JÚNIOR; BRITO, 2008). Esta patologia é considerada uma doença universal com tendência de aumento na incidência, além de ser vista como um dos principais problemas de saúde pública.

O Ministério da Saúde considera a obesidade uma condição crônica e um fator de risco para outras doenças e uma  manifestação de insegurança alimentar e nutricional que acomete a população brasileira de forma crescente em todas as fases do curso da vida.

Com o passar do tempo várias estratégias relacionadas ao tratamento da obesidade foram propostas porém, hoje o tratamento considerado como mais eficaz é a cirurgia bariátrica. (NICARETA; MARCHESINI, 2011). Tal procedimento cirúrgico exige o acompanhamento dos pacientes no pré e no pós-operatório por uma equipe multidisciplinar que atue de forma sincronizada, aumentando a probabilidade do sucesso clínico como também psicológico e nutricional do paciente. (BELELI; CONCON; OLIVEIRA; PARREIRA, 2012).

A redefinição das diretrizes para a organização da prevenção e do tratamento do sobrepeso e obesidade está posta na portaria 424/2013 do Ministério da Saúde.

Estima-se que no Brasil, um terço da população esteja com o peso acima da média normal, o que consequentemente gera o aumento da morbidez e da taxa de mortalidade associada à obesidade. (RIVELLO; GIRUNDI; FREITAS; NISHIMOTO; ALMEIDA; ANDRADE, 2011). Monteiro e Conde (2008) relatam que nas últimas décadas, no Brasil, houve um aumento significativo da obesidade, verificada em todas as faixas etárias.

O tratamento da obesidade pode ser dividido em: tratamento dietético, comportamental, orientação de atividade física, tratamento farmacológico e tratamento cirúrgico. O tratamento cirúrgico é indicado para pacientes com obesidade mórbida (IMC maior que 40 kg/m² que representa nos homens um peso acima de 120-130 kg e nas mulheres 100-110 kg) ou nos casos com obesidade acompanhado de comorbidade associada (artropatia mecânica, hipertensão, diabetes tipo II, cardiopatia, dislipidemia e apnéia do sono dentre outras) e de risco.

Além dos riscos biológicos, os pacientes obesos podem sofrer de depressão, exclusão social, entre outros fatores que interferem em seu bem viver.

A cirurgia bariátrica é um método efetivo, considerado o mais eficaz no tratamento e prevenção de doenças ou complicações relacionadas à obesidade mórbida, pois aumenta a longevidade e a qualidade de vida. (FERRAZ; ARRUDA; BACELAR; FERRAZ; ALBUQUERQUE, 2009).

RELATO DAS VISITAS

Para a realização deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas referentes ao papel do psicólogo hospitalar, portaria do ministério da  saúde sobre cirurgia bariátrica e outras.

Concomitante as pesquisas bibliográficas foram realizadas quatro visitas ao Hospital Universitário Osvaldo Cruz. Na primeira quinzena de abril realizamos a primeira visita que se deu no Ambulatório da referida instituição onde conversamos com o médico Gestor do Programa de Cirurgia Bariática e coordenador da equipe Multidisciplinar. Nesta primeira visita nos sentimos muito acolhidos e recebemos uma gama de informações que nos possibilitou dar os passos seguintes do trabalho.

A segunda visita ocorreu na segunda quinzena de abril também no Ambulatório. Desta vez conversamos com a psicóloga do programa. A mesma trabalha na instituição há mais de 15 anos, tendo passado por diversos setores, mostrou-se muito engajada na equipe porém desanimada com a atual situação da instituição.

A terceira visita se deu na primeira quinzena maio. Nesta oportunidade conversamos com duas pacientes: uma do pré-operatório que estava vivenciando a experiência do acolhimento e a outra do pós-operatório que inclusive é funcionária da instituição e trabalha com enfermeira do programa. A impressão geral que nos passou ambas é que o acolhimento tanto no pré como no pós deixa muito a desejar.

A quarta visita foi dirigida ao setor de recursos humanos da instituição. Esta foi muito breve e nos possibilitou colher algumas informações gerais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (414 Kb)   docx (159.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com