TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de pcp 1 semestre Psicologia Hospitalar

Por:   •  15/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.875 Palavras (12 Páginas)  •  778 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

PSICOLOGIA

São Paulo

2016

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

PSICOLOGIA

TRABALHO DE CAMPO
ÁREA HOSPITALAR

São Paulo

2016

Sumário

1        INTRODUÇÃO        

2        Texto Principal        

2.1        Caracterização do Campo (contexto e área)de atuação.        

2.1.1        População Atendida.        

2.2        Formação Profissional na Graduação.        

2.3        Mercado de Trabalho.        

3        O SIGNIFICADO DO TRABALHO PARA PSICÓLOGOS BRASILEIROS.        

4        CONCLUSÃO DO GRUPO        

5        FUNÇÃO SOCIAL        

6        Referências        

  1. INTRODUÇÃO

O trabalho foi realizado pelos alunos do primeiro semestre do curso de psicologia da Universidade Paulista campus Cidade Universitária na área de psicologia hospitalar, para a elaboração deste trabalho foram entrevistados os psicólogos chefes de três grandes e renomados hospitais da cidade de São Paulo, cujas informações que seguem nos ajudaram a contextualizar as análises e as conclusões do grupo.

Hospital A. C. Camargo: hospital privado sem fins lucrativos, especializado em Oncologia: Prevenção, tratamento, ensino (residência e pós-graduação) e pesquisa.  Atende pacientes adultos e infantis, dos quais mais ou menos 60% entram pelo SUS e o restante vem principalmente dos convênios. Recebe todas as classes sociais e oferece internação e ambulatório. Conta atualmente com 441 leitos (3,5 milhões de atendimento em 2014 - dado do site do hospital) e 4 mil profissionais divididos em 40 especialidades médicas, sendo 500 médicos (200 oncologistas) e apenas 3 psicólogos contratados como prestadores de serviços e 10 residentes (5 R1 e 5 R2).

Hospital Municipal Menino Jesus: hospital público e desde 2008 administrado pelo Hospital Sírio Libanês. População Infantil (0 a 18 anos). Atende somente o SUS, classe social de baixa renda, porém, por ser pronto socorro de porta aberta, recebe também alguns pacientes de alto poder aquisitivo. É de baixa e media complexidade. Tem 81 leitos e oferece internação e ambulatório. É especializado no tratamento de malformações congênitas (fissurados), enurese, diabetes infanto-juvenil, patologias que requerem acompanhamento psicológico. Conta com 2 psicólogos que entraram através de concurso da Prefeitura de São Paulo.

Hospital das Clínicas: referência no país em Ensino, Pesquisa e Saúde. Hospital público que atende população de baixa renda (maioria), professores da USP com casos complicados e pacientes privados (convênios). É um complexo hospitalar terciário (alta complexidade), com mais de 2200 leitos e vários institutos: InCor, ICR, IpQ, IC.

Instituto Central (local da entrevista): hospital geral que atende adultos, dos quais um grande número de idosos e conta com várias clínicas, todas com ambulatório e internação (clínica cirúrgica e médica). Oferece serviço de cuidados paliativos e foi esclarecido que não são pacientes terminais. Conta com 50 Psicólogos (concurso) e 30 aprimorandos.

  1. TEXTO PRINCIPAL

  1. Caracterização do Campo (contexto e área) de atuação.

O campo de atuação dos entrevistados restringe-se ao contexto do hospital é rico em diversidades, são feitos atendimentos a pacientes internados ou em tratamento ambulatorial, a seus familiares e algumas vezes se estende a equipe multiprofissional.

Os psicólogos que entrevistamos realizam o trabalho com os pacientes de forma individual em enfermaria, UTI, ambulatórios e até mesmo nos corredores. Além disso são feitos tratamentos em grupos, separados por gêneros específicos, como grupo da mulher, grupo de tabagismo, grupo de dor, entre outros, visando abranger o maior número de atendimentos e maximizar os resultados multidiciplinares. Em um caso a psicóloga também é responsável pelo trabalho de supervisão a residentes

Um trabalho que merece ser ressaltado feito pelo psicólogo hospitalar é o atendimento prestado não só pacientes, mas também aos familiares que muitas vezes necessitam de acompanhamento psicológico ou de aconselhamento. O psicólogo, por exemplo, pode auxiliar a família a lidar com o impacto que algumas doenças causam a vida e a rotina familiar.

Nos hospitais todos os psicólogos têm sua sala de atendimento, foi relatado que essas salas em sua maioria são pequenas e falta material necessário para o bom desenvolvimento do seu trabalho, porém, os atendimentos não são restritos a essas salas. Os psicólogos também atendem nos leitos fazendo visitas e triagens, essas visitas ocorrem quando solicitadas pela equipes (médicos, psiquiatras ou algum membro da equipe multidisciplinar).

Cabe ressaltar que os hospitais foram construídos em uma época que não se pensava em trabalho multidisciplinar, dessa maneira o espaço físico foi pensado para médicos e pacientes, deixando a desejar em infra estrutura para as demais necessidades.

Vimos em dois hospitais que a área da psicologia hospitalar tem como chefia psiquiatras e que os psicólogos têm autonomia em exercer as suas funções.

Nessa área de atuação podemos constatar que a psicologia é parte de uma equipe multidisciplinar do hospital, estando sempre em contatos com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas que juntos tentam auxiliar a recuperação do bem estar do paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (244.5 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com