TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Psicologia Sobre o Texto Espiritualidade e Arte

Por:   •  19/10/2022  •  Resenha  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 4

Na obra lida, o autor Thiago Aquino discorre sobre a relação entre a arte e a espiritualidade. Ele utiliza de uma linguagem formal e de fácil compreensão para exemplificar suas ideias e ao decorrer da seu artigo, cita momentos históricos importantes, principalmente sobre a Segunda Guerra Mundial, também usufrui de textos, poemas e citações de outros escritores e especialistas da área, como Viktor Frankl e seu artigo “ Em busca de sentido ” e suas subsequentes pinturas que ilustram de maneira objetiva o livro. Somado a isto, é percebido a presença de termos relacionados a esfera da religião, como a denominação de religiosidade e espiritualidade e o desejo de analisar o homem, seus fenômenos na contemporaneidade e sua correlação com a religião e as obras artísticas.

O escritor inicia o seu texto contextualizando e explicando conceitos de arte e de espiritualidade e aborda que um dos seus objetivos com o seu artigo é desenvolver a pergunta: “A arte poderia ajudar na compreensão do posicionamento espiritual do prisioneiro em campos de concentração? ”, após explicar de maneira concisa seu posicionamento, ele termina analisando e elucidando as 11 pinturas de Viktor Frankl, obras que tratam sobre os campos de concentração, a espiritualidade dos prisioneiros e seu descontentamento com a entrada, vida cotidiana e sua consequente liberdade desse sofrimento. Somado a isto, o autor descreve de maneira resumida um pouco sobre a vida de Viktor. Aquino, também, foca suas discussões com a questão do Holocausto e os campos de extermínio, e a maneira que os judeus percebiam e sentiam este momento tão complicado e desumano de suas vidas, relacionando este acontecimento com suas maneiras de suportar isto e de procurar um sentido no meio de tamanho sofrimento e na morte, um desses meio foi a espiritualidade.

Por fim, o autor se preocupa com situação do homem em meio a modernidade e sua desumanização, além de citar motivos pelo qual os indivíduos busquem se expressar nas artes e forma com que as expressões artísticas transformem o homem e o mundo que conhecemos.

Explicando melhor alguns de seus conceitos, o escritor afirma que a arte é um fenômeno essencialmente do ser humano e que ela confere um sentido para a nossa existência, por meio dela se existe uma reumanização, uma visibilidade a assuntos, sentimentos e opiniões pouco difundidas e difíceis de se expressar e também a arte ganhou um significado de resistência e perseverança , ela, portanto não se limita a cultura e possui como uma de suas origens o inconsciente a individualidade das pessoas. Ademais, é afirmado que nem sempre a arte pode ser associada a beleza, sendo que um dos seus princípios é fazer um interpretação da realidade e ela também é compreendida como algo imperfeito , visto que mesmo por meio da arte não se pode expressar a totalidade dos sentimentos e visões de suas representações . Não obstante, a arte e religião estão ligadas e seguindo a citação e exemplo do texto lido, a arte possibilitou dar forma , imagem e clareza aos relatos dos prisoneiros dos campos de concentração, por conseguente deu possibilidade de transmitir valores , perspectivas e concepções religiosas.

Somado a isto, a arte é de suma importância para despertar a humanidade no ser humano e isto por sua vez salvará a humanidade , com as palavras de Aquino,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com