TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de psicologia sobre o idoso

Por:   •  5/4/2016  •  Artigo  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 2

CONSIDERAÇÕES FIINAIS

Concluímos e podemos dizer que estamos diante de uma família quando encontramos um conjunto de pessoas que se acham unidas por laços consanguíneos, afetivos ou de solidariedade, sendo ainda que de acordo com o nosso entendimento ela continua sendo um espaço de afeto e sobrevivência.

Entretanto, nos deparamos com um fator comum que nos permitiu entendê-la ainda como um conjunto de ações, comportamentos e atitudes adotadas na qual o sujeito idoso em certos momentos recebe auxílio, mas em outros também têm condições de oferecer apoio ao seu grupo familiar, sendo então uma questão essencialmente dialética, no entanto vale dizer que não há uma regra ou um modelo a ser adotado e seguido.

Nas famílias dos idosos percebemos que a realidade e a significação da velhice tem realce pelo seu aspecto negativo (adoecimento, falta de força física e capacidade de produção formal), pois os filhos dos idosos em sua maioria não veem a velhice com bons olhos e não valorizam essa fase da vida, demonstrando assim a introjeção do preconceito e da desvalorização a esse segmento, disseminados pela nossa sociedade. a família descobre quem é seu velho, suas necessidades, suas possibilidades, suas limitações, e o velho também se descobre e aprende a se conhecer.

Percebemos que a ideologia da velhice realmente está arraigada nos idosos e seus filhos, uma vez que há alguns que tratam-na como uma fase de pauperização e abandono, pois a família sente-se arcando com o peso dessa situação, principalmente naquelas onde o idoso está com uma grave enfermidade e em outro extremo há aquelas que rejeitam a própria idéia de velhice, apesar de estar vivenciando-a. A chegada desta fase da vida acompanha-se da mudança de papéis e, muitas vezes, da perda de papéis. Há idosos que estão abandonados tanto material como emocionalmente, há outros que mesmo vivenciando o envelhecimento não aceitam essa idéia, no entanto fica evidente que cada um ainda tem sido muito importante para a sua família, ainda que o próprio sujeito ou os seus familiares não tenha essa clareza.

Em linhas gerais pudemos entender que a velhice tem sido uma fase da vida onde as idosas ainda lutam pela sua própria sobrevivência, assim como a de seus familiares, pois a família é o lócus onde há a socialização dos efeitos da pobreza, mas também continua sendo a centralidade no âmbito da sobrevivência material, afetiva e ainda espaço de convivência e formação do cidadão. contudo afirmamos que o envelhecimento e a velhice devem ser entendidos como questões intrínsecas à sociedade contemporânea e que, portanto dizem respeito a todos nós.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com