TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre Violência

Tese: Trabalho sobre Violência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Tese  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho sobre Violência

A violência é a utilização de força com objetivo de destruir ou provocar danos em outra pessoa ou em alguma coisa. Isto sempre existiu, desde os povos mais antigos, mas só tornou-se motivo de inquietação na época contemporânea. Muitas pesquisas começaram a ser financiadas e surgiram diversos institutos com finalidade exclusiva de estudar este assunto. Os estudos visavam a descoberta do que determinava a violência internacional, regional, de grupos étnicos e outros focos que cada vez se tornavam mais significativos.

Muitas manifestações violentas relacionavam-se com tendências revolucionárias ou movimentos de independência e mudanças sociais, mas, na verdade, nem sempre ela se identifica com isto, manifestando-se de forma endêmica, contínua e destrutiva. Apesar de muitas tentativas de entender a violência, começarem pela idéia de agressividade genética e típica do comportamento animal, os cientistas sociais procuram localizar causas de caráter social e político. Existem muitos casos de violência e as manifestações são muito mais diversas do que se pode imaginar. A diversidade caracteriza-se pelo objetivo de cada comportamento violento, pelos meios utilizados e outros aspectos.

A violência social não possui causas apenas individuais e diz respeito à luta entre grupos de interesses opostos. Os Golpes de Estado, lutas da polícia com invasores de terra, a repressão do governo ou de seitas religiosas, são exemplos deste tipo de violência. O índice mundial de violência é assustador e muitos grupos, inclusive internacionais, têm se formado na tentativa de conter este problema. Aqui no Brasil, uma campanha foi feita por estudantes universitários de São Paulo, com apoio da Rede Globo, objetivando o desarmamento. Esta campanha envolveu muitas pessoas públicas e promoveu discussões sérias a respeito dos efeitos e possíveis maneiras de prevenção da violência. Alguns motivos, como a desigualdade social, miséria absoluta e educação punitiva são facilmente ligados a comportamentos violentos e muito provavelmente sejam causas desde tipo de conduta. É sabido que violência gera violência e o aumento deste problema parece ser gradativo, demandando o máximo de atenção e cuidado.

É muito comum que a violência seja sentida dentro de casa contra cônjuges, companheiros, idosos e principalmente filhos menores de idade. O requinte de violência doméstica pode ser alto e deve ser denunciado para autoridades ou serviços competentes para que o problema seja tratado da melhor forma possível. Muitas pessoas que sofrem violência doméstica têm medo de falar sobre o assunto ou de denunciar o agressor, pensando nas conseqüências disto. O problema é que viver como uma vítima da violência pode causar problemas sérios e que, dependendo do grau de intensidade e freqüência, podem ser irreversíveis. Para vítimas menores de idade, existe um serviço que funciona na cidade de São Paulo recebendo denúncias, mesmo que sejam anônimas, e mandando pessoas no local para verificar o problema e tomar as medidas necessárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com