TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trablho

Ensaios: Trablho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 2

ATPs SUGERIDA PARA A DISCIPLINA DE NEUROCIÊNCIA

ETAPA 1 (tempo para realização: 05 horas)

Aula-tema: Tecido nervoso, Células da neuroglia, Impulso nervoso. Sinapses.

Esta atividade é importante para que O GRUPO acumule conhecimento teórico sobre a estrutura funcional do cérebro bem como dos neurotransmissores e sua bioquímica básica. Para realizá-la, o grupo deverá consultar pelo menos 03 bibliografias e indica-las ao final da pesquisa.

Nesta etapa, o grupo deverá definir claramente o Neurônio, suas diferentes formas e funções e esquematiza-los indicando suas estruturas e sua fisiologia na transmissão do impulso elétrico: definir ainda a fibra aferente, a eferente e o motoneurônio.

ETAPA 2 (tempo para realização: 05 horas)

Aula-tema: Neurotransmissores, Placa terminal, vesículas neuronais e Bomba de Sódio e potássio.

Esta atividade é importante para que você acumule conhecimento teórico e cotidiano sobre a estrutura funcional do cérebro bem como dos neurotransmissores e sua bioquímica básica, para que possa compreender melhor a predisposição à patologias atualmente em evidência.

Para realiza-la o grupo deverá esquematizar como exemplo e referência o circuito de recepção de estimulo e o de elaboração de resposta considerando o processo de “sentir dor” a partir de uma injuria tecidual qualquer.

ETAPA 3 (tempo para realização: 04 horas)

Aula-tema: Circuitos cerebrais

Esta atividade é importante para que você e sua equipe consigam elaborar um relatório final através das atividades que já foram realizadas até o momento, apontando as principais funções do SNC e P a partir de sua fisiologia e considerando os 08 circuitos cerebrais de interesse em psicologia.

Assim, o grupo deverá apontar e definir os 08 circuitos cerebrais, bem como anexar à atividade, esquema dos mesmos. Ex: Circuito das emoções, da dor, etc.

Livro-Texto da disciplina:

CUNHA, Claudio da. Introdução à Neurociência. 1ª ed. Campinas: Átomo, 2011.

Mais bibliografia complementar de escolha do grupo, em nº de 03.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com