TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transtornos Atuais

Dissertações: Transtornos Atuais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 5

Transtornos do Estresse Pós-Traumáticos

A compreensão desse transtorno é de grande interesse. Várias de suas consequências nem sempre são atribuídas ao trauma, porque muitas vezes, as pessoas o ocultam, por vergonha ou ignorância (FRIEDMAN, 1999, p. 3) e também, porque surgem na forma de uma resposta tardia ao evento como sugerem as seguintes:

 Súbita paralisação das atividades;

 Alterações comportamentais;

 Comprometimento financeiro;

 Dificuldade de reiniciar a prática de suas tarefas, devido às emoções próprias ou suscitadas em colegas de trabalho e clientes decorrentes de alterações físicas ou comportamentais.

Transtornos Dissociativos

Nos transtornos dissociativos ocorre perda total ou completa da integração normal entre memórias do passado, consciência de identidade, sensações imediatas e controle dos movimentos corporais. Presume-se o comprometimento da capacidade de exercer controle consciente e seletivo, sendo “muito difícil avaliar a extensão de quanto à perda de funções pode estar sob controle voluntário”. Acredita-se que sua origem deva-se a eventos traumáticos, problemas insolúveis e intoleráveis ou a relacionamentos perturbados. O organismo falha ao tentar integrar vários aspectos de identidade, memória e consciência.

O início e o término do estado dissociativo é relatado como súbito. Isso levaria à hipótese de que uma pessoa possa ter cometido um delito em um estado, não se recordando da ação quando retorna a condição de normalidade.

O transtorno dissociativo inclui:

 A amnésia dissociativa;

 Fuga dissociativa;

 Transtornos de transe ou possessão e de personalidade múltipla.

Psicose Puerperal

A psicose puerperal ou pós- parto desencadeado pelo parto assemelha-se as psicoses de curta duração. Trata-se da síndrome clínica caracterizada por “delírios e depressão graves; representam um perigo real ao bebê” (KAPLAN; SADOCK, 1993, P. 381).

O risco aumenta se existe história de transtorno de humor na paciente ou na sua família. São vários os sintomas e do ponto de vista da prática do delito, tem grande importância a possibilidade de ocorrerem alucinações auditivas, ordenando à paciente que mate o bebê. Ocorrendo a psicose completa, há risco de vida do bebê e da mãe. O tratamento representa importante emergência, com transferência da paciente para unidade psiquiátrica, as taxas de recuperação são altas.

Episódios e Transtornos Depressivos (depressão)

O fenômeno essencial do estado depressivo é um comprometimento de antecipação. Nela o indivíduo entrega a profunda desesperança, a visão de futuro fica prejudicada e desenvolve-se crescente incapacidade de assumir seu destino, impotência de ter ação e orientação negativa de sua antecipação, sendo suicídio a mais drástica consequência de uma depressão não tratada, alertam Carlos Eduardo Leal Vidal e João Romildo Bueno (MITOS, 1994).

Alguns sinais e sintomas:

 Inexistência de prazer em exercer as atividades;

 Contínua tristeza e infelicidade;

 Movimentos tornam-se lentos;

 Discurso torna-se limitado.

O estado de depressão pode ser desencadeado por estresses profundos, prolongados e eventos traumáticos. A medicação é essencial quando há suspeita de possível tentativa de suicídio que ocorre em cerca de 15% das depressões graves.

Drogadição

“Uma pessoa é dependente de uma droga quando seu uso torna-se mais importante do que qualquer outro comportamento considerado prioritário” segundo a Organização Mundial de Saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com