TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento Alcoolico

Resenha: Tratamento Alcoolico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Resenha  •  226 Palavras (1 Páginas)  •  228 Visualizações

primeira dificuldade enfrentada pelo alcoólatra é a tendência de negar a doença. Negação essa que está diretamente relacionada aos preconceitos sobre o mecanismo real da doença. Ninguém bebe sem controle porque está triste, com medo ou mesmo feliz. Ninguém bebe sem controle porque ganhou na loteria, por falta de força de vontade, por ser mau-caráter ou por ser viciado.

O indivíduo bebe sem controle, sem conseguir parar, porque é alcoólatra. Ele está dependente do álcool para suportar a vida que ele mesmo construiu, apoiado no álcool.

A principal etapa do tratamento da doença do alcoolismo é ter consciência do fato de que se está bebendo acima do normal e desejar parar ou controlar o modo de beber. Esse é o primeiro passo para poder iniciar o tratamento: aceitar a impotência perante o álcool.

A negação inicial, típica do alcoólico, é a primeira barreira para a aceitação do tratamento. Mas a negação não se limita ao doente alcoólico. Os familiares também negam, assim como os médicos e a sociedade. Como tratar uma doença negada por todos? É o principal desafio do tratamento desta doença, que consome e destroem pessoas, lares e causa problemas sociais crescentes. A doença é causada por um agente – o álcool – aceito e até mesmo venerado. Ele está sempre presente, nos mais diversos rituais religiosos, em xaropes e outros remédios, em toda comemoração de sucesso.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com