TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Três teorias psicológicas básicas

Tese: Três teorias psicológicas básicas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  Tese  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 3

São três as principais Teorias Psicológicas

BEHAVIORISMO - O ESTUDO DO COMPORTAMENTO

Behaviorismo é a análise do comportamento de cada pessoa, tendo como objetivo perceber os fatores que fizeram nascer esse comportamento.

Watson, distribui vários nomes ao que chamamos de Behaviorismo: análise experimental do comportamento, comportamentalismo, teoria comportamental; tudo relacionado ao comportamento humano. Ele faz atribuição de que o comportamento não é uma ação isolada, mas sim, que depende do meio onde se vive. O comportamento como objeto observável, mensurável da Psicologia.

O indivíduo aprende a defender-se dos estímulos da natureza, quer sejam eles bons ou ruins, por conta da necessidade que seu corpo demonstra. Acredita-se que as punições são temporariamente uma pressão à fuga da verdadeira vontade. O ambiente onde nos encontramos, é capaz de determinar a forma de nosso comportamento.

Skinner se apoiou na formulação do comportamento operante. Para entendermos esse comportamento é preciso antes de tudo entender o comportamento respondente, que é uma interação estímulo-resposta (ambiente-sujeito) incondicionada e que ele independe da aprendizagem. Esse comportamento fez com que Skinner desenvolvesse seu trabalho sobre a relação indivíduo-ambiente na qual seria uma nova unidade de análise de sua ciência: o comportamento operante, que é o contrário do respondente, pois ele depende da aprendizagem, ele vai estudar como as variações no ambiente modificam o comportamento e faz referência entre interação sujeito-ambiente.

O controle de estímulos nos fala do controle ambiente que é exercido sobre nós. Quando a freqüência ou a forma de resposta é diferente, diz que o comportamento está sob o controle de estímulos. Divide-se em dois processos: Discriminação -quando uma resposta se mantém na presença de um estímulo, sofre certo grau de extinção na presença de outro e a Generalização - um estímulo adquire controle sobre uma resposta devido ao reforço na presença de um estímulo similar diferente.

A GESTALT - A PSICOLOGIA DA FORMA

Gestalt é uma análise individual de vários fatores.

Os Gestaltistas estão interessados em entender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica, como é que percebemos as coisas contrariamente o que verdadeiramente é.

O que diferencia os Gestaltistas dos Behavioristas é que para eles- Gestaltistas- entre o processo de estímulo e resposta, há o estágio da percepção. E o que as duas correntes tem em comum, é que ambas definem psicologia como sendo a ciência que estuda o comportamento. A Gestalt procura entender como o indivíduo é capaz de na sua mente completar uma figura aparentemente faltando seus contornos. A maneira como nós percebemos as coisas, determina o nosso comportamento.

O campo psicológico nos permite estruturar situações que não estão nítidas. Há um fenômeno na Gestalt chamado insight (percepção imediata) que nos permite compreender imediatamente uma figura que até é desconhecida. A teoria do campo de Kurt Lewin, envolve não só o fator físico, mas também, os medos, os sonhos, etc. Lewin foi sem dúvida um dos psicólogos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com