TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA EM TORNO DO BULLYING: HISTÓRICO, CONSEQUÊNCIAS E MEDIDAS DE COMBATE A ESSA BRINCADEIRA SEM GRAÇA

Ensaios: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA EM TORNO DO BULLYING: HISTÓRICO, CONSEQUÊNCIAS E MEDIDAS DE COMBATE A ESSA BRINCADEIRA SEM GRAÇA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/1/2015  •  3.253 Palavras (14 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 14

UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA EM TORNO DO BULLYING: HISTÓRICO, CONSEQUÊNCIAS E MEDIDAS DE COMBATE A ESSA BRINCADEIRA SEM GRAÇA.

Elias do Nascimento Silva

RESUMO: A escola é um espaço plural por natureza e ali a criança tem contato com uma gama de pensamentos de varias ordens E atualmente pela correria da vida moderna, aonde as famílias que cada vez mais vem tendo menos filhos muitas relegam a escolas a responsabilidade pela educação dos filhos. A fim de verificar de como se da essa relação em primeiro momento realizamos levantamento de natureza bibliográfica, que de acordo com MARCONI (2001, p.110) “torna-se imprescindível para a não duplicação de esforços, a não descoberta de idéias já expressas, a não inclusão de lugares comuns no trabalho’”. Buscamos referências analises afins de filosofias de escola do munícipio de Juara-MT a fim de contextualizar essa pesquisa bem como seus respectivos Projetos Político Pedagógico de como estes tratam a questão do bullyng dentro das aulas e como o profissional da de educação a pode interferir para amenizá-lo. Assim se almeja que os conhecimentos adquiridos nesse estudo possam ser utilizados como fundamentação para orientar e direcionar a formulação de políticas públicas e para delinear as técnicas multidisciplinares de intervenção que possam reduzir esse problema de forma eficaz.

Palavras-chave: Bullying; Prevenção; Combate; Indisciplina; Estratégias.

INTRODUÇÃO

As brincadeiras repetitivas de mau gosto como apelidar os colegas de baleia, feio, dentuço, maneiras essa que de alguma forma ofendem aos colegas, estão presentes no cotidiano das salas de aula e a partir do momento em que seus receptores passam a sentir consequências, seja elas no âmbito afetivo ou na aprendizagem, esta criança se torna mais uma vítima do bullying, ou comumente na forma abrasileirada “violência escolar”.

“A maioria dos alvos de bullying são aqueles alunos considerados pela turma como diferentes ou “esquisitos” (FANTE 2008, p.45). O bullying é considerado toda forma de agressão, seja ela física ou verbal, sem um motivo aparente, causando em suas vítimas conseqüências que vão desde o âmbito emocional até conseqüências na aprendizagem (FANTE, 2005).

É no espaço escolar que os alunos têm acesso a um conjunto de valores diferentes daqueles de casa e comumente devem aprender a viver em sociedade, tendo noções do coletivo social e das boas regras e ainda voltando ao tema Fante (2005, p.23) comenta:

O bullying é um conceito especifico e muito bem definido, uma vez que se não se deixa confundir com outras formas de violência. Isso se justifica pelo fato de apresentar características próprias, dentro elas, talvez a mais grave seja a propriedade de causar traumas ao psiquismo de suas vitimas e envolvidos .

Pondera-se assim que os alunos devem entender que a instituição de ensino é responsável também na prevenção da integridade física e psicológica do aluno e se esta que esta portanto objetiva prevenir e evitar quaisquer danos decorrentes do convívio escolar. Reduzir a prevalência de bullying nas escolas pode ser uma medida de saúde pública altamente efetiva para o século XXI.

O intercâmbio entre as instituições educacionais, formais e informais, torna-se cada vez mais, necessário nessa sociedade complexa em que vivemos. E importante considerarmos as diferentes formas de relações sociais propostas pelos vários contextos sociais pelos quais transitamos, para que venha a se instaurar uma relação horizontal e dialógica, em especial ente a família e a escola (SZYMANSKI 2009, p.15).

A sua prevalência e gravidade compelem os pesquisadores a investigar os riscos e os fatores de proteção, associados com a iniciação, manutenção e interrupção desse tipo de comportamento agressivo.. Observamos que esse tipo de violência acontece na freqüência de apelidos, gozações e agressões verbais e físicas e os alunos dentro desse processo são o alvo, autores ou testemunhas.

2-O CONCEITO E O HISTÓRICO DO BULLYING

Não existe um termo especifico para designar a palavra bullying, mas há critérios específicos como ações repetitivas contra a mesma vítima em espaços prolongados de tempo, desequilíbrio de defesa da vitima e principalmente a falta de motivos que justifiquem essas agressões, ainda acrescente aqui as emoções negativas envolvidas e as seqüelas adquiridas pelas vítimas, ou seja, um claro sinal de uma patologia social de quem comete e de quem sofre. Pelo que entendemos no aporte teórico de Silva (2010) o bullying pode ser distribuído de varias formas como:

• Físico: são os empurrões, agressões com objetos sendo esse o mais comum principalmente nos anos iniciais, espaçamentos, beliscões, chutes, ferimentos, roubos ou furtos de objetos pessoais da vitima;

• Verbal; são os xingões, críticas e achincalhações de defeitos físicos e que pode ser feitos freqüentemente através de redes sociais (ciberbulling), do celular e da mídia televisiva que expõe com exatidão principalmente preconceitos lingüísticos, dialéticos, xenofobia e homofobia;

• Psicológico: são as ações que envolvem a auto-estima do próximo ocasionando insegurança e medo, irritação, exclusão, humilhação, ignorância ou desprezo, isolamento, discriminação, ameaças, chantagens, difamações, intrigas e fofocas

• Social; isolamento de um sujeito e fazendo com que os demais participem do mesmo processo e isso é uma característica opressiva;

• Sexual: Abusos, violências, assédios e insinuações;

• Bullying no trabalho (Workplace bullying);

• Bullying militar;

• Bullying prisional;

• Stalking (Paparazzi)

• Bullying homofóbico.

Para Cleo Fante (2005) o bullying e uma palavra de origem inglesa admitida mundialmente como definição de atos conscientes e deliberados ao maltratar uma pessoa colocando-a sob tensão, esse termo conceitua ações agressivas, anti-sociais repetitivas, a literatura psicológica a usa nos estudos sobre violência escolar.

Os avanços tecnológicos também influenciaram esse fenômeno típico das interações humanas. Com isso novas formas de bullying surgiram através da utilização de aparelhos e equipamentos de comunicação (celular e internet), que são capazes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com