TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bullying

Artigo: Bullying. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2013  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  939 Visualizações

Página 1 de 3

BULLYING NAS ORGANIZAÇÕES

Aluno Kelly das Neves de Figueiredo

Aluno Márcio Jóse do N.R. dos Santos

Professor Alberto de Souza Bezerra

Resumo

Assédio moral ou bullying é uma prática terrível que destrói, machuca e prejudica qualquer pessoa que tenha a má sorte de ser uma vítima. Esse tipo de comportamento que tem maior visibilidade nas escolas, também tem uma grande incidência nas empresas.

Em tempos de "bullying", o profissional da atualidade está tendo que aprender não só o que significa esse termo, como também aplicar a ética que começa a surgir a partir das interpretações dele. Hoje em dia existe um padrão de conduta cobrado juridicamente às empresas, que impede qualquer tipo de provocação preconceituosa quanto a deficiências, traços pessoais, inabilidades ou erros de seus funcionários.

A palavra de origem inglesa bully, significa “mandão”, “valentão”, “tirânico” ou “ameaçar”, “oprimir”, “maltratar”, “assustar”. São termos que facilmente encontram guarida em pessoas desprovidas de comportamentos éticos, de respeito às pessoas e sem noção de justiça. Nas empresas brasileiras, infelizmente, encontram-se recheadas de chefes, gerentes ou outros tipos de profissionais que sentem prazer em humilharem empregados pelos mais diferentes motivos.

A caracterização de bullying no local de trabalho pode ocorrer quando existe exposição do empregado a situações humilhantes e constrangedoras por várias vezes mesmo que em situações diferentes, geralmente praticadas por pessoas hierarquicamente superiores. Muitas vezes isso ocorre de forma sutil, mas que machuca muito. Alguns exemplos onde o bullying pode ser encontrado no trabalho são: críticas sem fundamento, um empregado ser culpado sem que haja uma

justificativa clara e irrefutável, ter um tratamento inferior aos dos demais integrantes da equipe, ser alvo de xingamentos ou gritos, quase sempre ser alvo de piadas ou apelidos pejorativos, ser vigiado em excesso e outros tipos de comportamentos que deixem a pessoa em situação constrangedora.

É muito importante que qualquer tipo de comportamento considerado como assédio moral seja denunciado para que esses monstros que praticam essas barbaridades sejam punidos e que não surjam novas vítimas em muitas empresas.

Os custos e as consequências dessa prática são difíceis de serem medidos, mas todos saem perdendo, inclusive quem a pratica. Para a vítima, os resultados são terríveis. Desde a perda da auto estima até o aparecimento de doenças como depressão, stress e muitas outras. Para a empresa, ocorre a perda da produtividade, falta de estímulo por parte dos empregados vítimas de companheiro solidários à situação de humilhação pela qual o amigo ou amigos esteja passando e a imagem negativa da organização quando esse tipo de comportamento é noticiado na mídia. Para o agressor, além de não obter nenhuma vantagem com isso ainda pode ser envolvido em sindicância, ter que indenizar a vítima, perder o emprego ou ter uma conotação negativa perante à sociedade e à própria organização.

Portanto buscar informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com