TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um estudo do comportamento e vida diária de pessoas autistas

Trabalho acadêmico: Um estudo do comportamento e vida diária de pessoas autistas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

A pesquisa aqui realizada tem a pretensão de investigar o comportamento e o cotidiano de pessoas autistas.

A observação foi realizada na instituição AMA (Associação de Amigos do Autista), com a pretensão de mostrar como é o cotidiano destas crianças, como elas se relacionam com a sociedade e quais técnicas utilizadas para desenvolver o conhecimento e a sociabilidade com o mundo.

A pesquisa foi realizada dentre os cumprimentos psicodinâmicos com a orientação da professora Bernadete, dentro da disciplina Psicologia e Participação Social.

Ela foi desenvolvida através de observações e relatos obtidos dos profissionais que lá trabalham.

1

2 BASE PARA REFLEXÃO DO TEMA

O termo “autismo” origina-se do grupo do grego Autós, que significa “de si mesmo”, utilizado em 1911 para descrever um distúrbio no desenvolvimento humano definido por alterações cerebral presentes desde antes dos três anos de idade, sendo caracterizado por desvios na comunicação, na interação social e no uso da imaginação, muito mais freqüente em meninos do que em meninas.

Quando a criança com autismo cresce muitas permanecem indiferentes em relação ao mundo, não entendem o que se passa no mundo social e se comportam como se outras pessoas não existissem, não reagindo quadno alguém fala com elas ou as chamam, dificilmente demonstram algum tipo de emoção a não ser quando estão bravas e agitadas.

Apesar de não demonstrarem nenhuma emoção como todas as pessoas também gostam de receber carinho, mas para tanto é bom avisá-lo o que você ira fazer para que ele não fique receoso.

O autismo não tem cura, mas muitas pessoas com autismo com o passar dos anos tem um avanço satisfatório, chegando até a concluir um curso superior e formando famílias.

A educação é um dos maiores meios de se ajudar uma pessoa autista, eles tem dificuldade de se comunicar, para conseguir tal façanha é precio ter muita paciência.

São crianças super especiais que precisam de um pouco mais de atenção e paciência.

2

3 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

AMA – ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO AUTISTA.

A AMA foi fundada por um grupo de pais de alunos que sofreram descriminação em algumas escolas seculares. É uma instituição filantrópica que trabalha com o intuito de angariar seus próprios recursos.

A prefeitura fornece o transporte que faz a locomoção dos alunos e quatro pedagogos qualificados.

• O objetivo é ajudar o autista a se relacionar de forma natural no convívio social; orientando-o sobre várias formas de comportamento, inclusive higiene pessoal.

• A instituição recebe em média trinta alunos diários na faixa etária - de 2 a 31 anos - no período vespertino, das quatorze às dezessete horas, onde são divididos de acordo com o grau de irritabilidade, pois eles apresentam um comportamento oscilante.

• Espaço geográfico: instalações simples, mas com espaço suficiente para realizar atividades diversificadas (espaço cedido pelo Centro Espírita). Não há outro tipo de ligação entre o Centro Espírita e a AMA

• A instituição oferece acompanhamento pedagógico, fisioterapeutico, psicológico, fonoaudiológico e também com uma assistente social e com alguns auxiliares.

Localizada em Araçatuba na Rua Riciere Punhale, s/n, no bairro Alto da Saudade. Dentro da AMA há uma parceria com a FOA e a UNESP. A FOA oferece tratamento odontológico e a UNESP faz um trabalho de interação entre cães e as crianças. Há alguns programas de interação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com