TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Matemática Financeira Na Vida Econômica Da Pessoa física E Jurídica

Ensaios: A Importância Da Matemática Financeira Na Vida Econômica Da Pessoa física E Jurídica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  1.071 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da matemática financeira na vida econômica da pessoa física e jurídica

A matemática financeira utiliza uma série de conceitos matemáticos aplicados à análise de dados financeiros em geral.

Os problemas clássicos de matemática financeira são ligados á questão do valor do dinheiro, no tempo (juro e inflação) e como isso é aplicado a empréstimos, investimentos e avaliação financeira de projetos.

• Matemática financeira na vida econômica da pessoa física

É indiscutível, nos dias atuais, a relevância da matemática financeira no cotidiano das pessoas. O fato de vivermos num país capitalista em desenvolvimento e que sofre os efeitos da globalização da economia torna essa importância ainda maior

A Matemática Financeira pode ser aplicada em diversas situações cotidianas como calcular as prestações de um financiamento de um móvel ou imóvel optando pelo pagamento à vista ou parcelado, além de fornecer o instrumental necessário à avaliação de negócios, de modo a identificar os recursos mais atraentes em termos de custos, e os mais rentáveis no caso de investimentos financeiros ou de bens de capital.

Nas situações mais simples e corriqueiras do dia-a-dia, como por exemplo, se você tem dinheiro em algum tipo de poupança/investimento, ou em um pequeno negócio, ou ambos, e quer comprar um carro ou um eletrodoméstico, você deve decidir se paga à vista mediante saque da aplicação ou do capital de giro da empresa, ou se acolhe o financiamento oferecido pelo vendedor, as ferramentas da Matemática Financeira vão indicar-lhe a melhor decisão.

• Matemática financeira na vida econômica da pessoa jurídica

A matemática financeira é uma ferramenta de extrema importância dentro de uma empresa, a sua utilização quando feita de maneira eficiente, minimiza custos e maximiza os resultados.

No mundo competitivo de hoje, as empresas enfrentam muitos problemas e desafios, cujas soluções muitas vezes são complexas e o mercado de trabalho vem requisitando profissionais, que devem atender a novos padrões de qualidade e modernidade, pois sem uma administração competente os rumos de uma organização podem ter como consequência, a perda de espaço no mercado, a diminuição de seus lucros ou até mesmo a falência.

Com todas essas exigências de mercado, tem se criado um novo perfil de administrador, o administrador polivalente que tem por características ser: inovador, flexível, criativo, e de fácil adaptação às mudanças.

A matemática tem sido de grande importância para esses administradores dentro de suas funções, mas ele precisa ter amplo domínio da matemática para ser bem sucedido em seu trabalho, que depende em grande parte, da exatidão dos números, pois é ele que tem proporcionado ao administrador, descobrir aplicações realmente úteis, em questões nas áreas econômicas, financeiras e resoluções de problemas da empresa.

Através destes conhecimentos, o administrador terá um controle econômico e financeiro e uma visão mais apurada para as necessidades financeiras do patrimônio, podendo avaliar na organização seus lucros e suas perdas.

Uma boa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com