TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade Web 1

Trabalho Universitário: Unidade Web 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 6

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Correta

Russ McDonald concluiu seu MBA na Universidade de Michigan em 1971. Russ começou sua carreira na GM como analista de custos na divisão Fisher Body da empresa em Detroit. A partir daí, ele foi sendo promovido para uma longa sequência de cargos de crescente responsabilidade. Na ocasião de seu vigésimo aniversário na empresa, ele foi promovido a diretor assistente do departamento financeiro.

A lentidão de resposta às mudanças por parte da GM resultou em um sério prejuízo à posição da empresa no mercado, caindo de praticamente um em cada dois carros novos vendidos no país para um em cada quatro. A GM fechou unidades ineficientes, reorganizou divisões, introduziu novas tecnologias de produção e fez grandes cortes de pessoal. O cargo de Russ McDonald foi eliminado menos de um ano antes de completar vinte e cinco anos de casa. Foi dada a ele a opção de uma aposentadoria antecipada. Ele aceitou a oferta da empresa.

Desempregado há 30 meses, ele havia respondido a dezenas de anúncios, enviado mais de 200 currículos, conversado com diversos escritórios de colocação de pessoal e gasto mais de sete mil dólares com consultoria para recolocação. Tudo em vão. Sua experiência e perfil não tinham mais valor no mercado atual.

No que se refere ao perfil do novo profissional, pode-se afirmar que ele deverá ser: Assinale a alternativa INCORRETA.

Resposta

Resposta Selecionada: b.

Passivo, ou seja, deve aguardar as definições da organização e seguir as suas determinações.

Resposta Correta: b.

Passivo, ou seja, deve aguardar as definições da organização e seguir as suas determinações.

Feedback da resposta:

Além de características como: flexibilidade, criatividade, intuição, trabalho em equipe, dentre outras, o profissional deve ter iniciativa e estar tão preocupado com o seu aprendizado quanto com o da organização, uma vez que a falta de preparo pessoal contribuirá para o fracasso das tentativas de construir um aprendizado permanente na organização.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Correta

O setor de telecomunicações está mudando em uma velocidade estonteante no mundo, permitindo que vários processos de comunicação ocorram de maneira virtual. Isso tem trazido reflexos para várias funções da área de gestão de pessoas. Considerando essa realidade, se você fosse o gestor de uma área de GP e tivesse por intenção utilizar os meios digitais e tecnologias de rede (e-GP):

I. Proporia entrevistas de seleção por competências, disponibilizadas no portal da empresa, para garantir que as respostas dos candidatos não fossem decodificadas de forma inadequada.

II. Abriria um espaço no site da empresa para os colaboradores darem feedback sobre os programas da área de GP, avaliando, assim, se eles compreenderam os objetivos da área bem como a oportunidade de darem sugestões.

III Usaria os meios digitais para comunicar e disponibilizar cursos para o aprimoramento e desenvolvimento de conhecimentos e competências dos colaboradores.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):

Resposta

Resposta Selecionada: a.

As afirmações II e III

Resposta Correta: a.

As afirmações II e III

Feedback da resposta:

A e-GP é uma estratégia que, utilizando meios digitais e tecnologias de rede, agiliza e otimiza os serviços para os colaboradores da empresa. Implica na substituição de processos burocráticos por tecnologias que incluem um sistema de informações de gestão de pessoas, a utilização inteligente de tecnologias de rede e o uso de canais de comunicação. São exemplos do uso da e-GP: o acesso às informações sobre o negócio, o recrutamento pela internet, e-learning, o acesso às oportunidades de capacitação, a facilitação da gestão por competências, o autoatendimento dos colaboradores, etc. Obs: O recrutamento online é uma prática bastante comum, entretanto, a entrevista de seleção por competências não é realizada online, pois não é uma entrevista padronizada, com questões pré-definidas.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Correta

As mudanças estruturais de início dos anos 90 na economia brasileira, em especial, a abertura comercial promovida pelo governo Collor e ampliada pelo governo Cardoso, tomaram em cheio o setor industrial, rompendo com a política de substituição de importações, sustentáculo dos programas de desenvolvimento do país desde os anos 30. Esta experiência de adaptação competitiva ao mercado global deu início a processos generalizados de reestruturação produtiva dentro das empresas, lugar onde aquelas mudanças se concretizaram. Fechamento de fábricas, enxugamento de plantas, redução de hierarquias, terceirização, modernização tecnológica, redefinição organizacional dos processos produtivos, entre outros, sintetizaram as estratégias empresarias, como alternativas mesmo de sobrevivência, resultando num fenômeno de demissão em massa de dimensão jamais vivida na história da industrialização do país . (COSTA, 2003)

O movimento de encolhimento (menor oferta de emprego) e desaparecimento (substituição de certas profissões por máquinas ou computadores) de diversos mercados de trabalho têm se intensificado nas últimas duas décadas. Dentre os diferentes aspectos que este fenômeno pode ter, pode-se destacar: Assinale a alternativa INCORRETA

Resposta

Resposta Selecionada: c.

Virtualização do mercado já que muitas pessoas estão encontrando outras formas de sobreviverem, livres e distantes do mercado formal.

Resposta Correta: c.

Virtualização do mercado já que muitas pessoas estão encontrando outras formas de sobreviverem, livres e distantes do mercado formal.

Feedback da resposta:

Desaparecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com