TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso E Abuso De Substâncias Psicoativas

Por:   •  31/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 4

USO E ABUSO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

A psicoterapia foi um método para buscar entender a probabilidade e o riscos do desenvolvimento de dependência química. Dessa forma, várias áreas de atuação da psicologia propuseram explicações e intervenções que pudessem tratar a dependência do uso indevido de substâncias. Inserida à essas correntes, a psicanálise faz uma suposição que a dependência de substâncias é resultado de um desenvolvimento anormal da personalidade, originado nas experiências infantis, se justificando por desafios, necessidades, e os “fracassos” em superar os desafios. Contudo, é necessário compreender a subjetividade de cada indivíduo, pois existem sujeitos que não corroboram dessa pré-disposição.

A fase da adolescência traz inúmeros fatores de vulnerabilidade propensos ao consume de drogas, sendo uma fase na vida que é natural que o indivíduo, se distancie da família e mantenha mais contato com o grupo que se identifica. Se esse grupo fizer o uso de alguma substância, ocorre uma pressão interna do próprio grupo para que o adolescente também use. Assim, na maioria das vezes, por uma necessidade de pertencimento, o jovem adere ao uso.

Dessa forma, se faz fundamental conhecer e percerber as alterações que são consequências do uso de substâncias. É comum, em usuários de drogas, alterações comportamentais não só pelo uso agudo, mas também do uso crônico de algumas substâncias. Geralmente, é possível notar alguns comportamentos inadequados, dificuldades no controle de impulsos e prejuízos pra executar tarefas que antes realizava normalmente, como estudar, trabalhar e se relacionar. Essas situações alteradas devem ser enfatizadas em um processo de tratamento e reabilitação, em razão de que pode ser a referência do profissional pra notar a evolução ou não do usuário.

As substâncias vão gerar um impacto, um resultado diferente de acordo com a droga ingerida, o tempo de uso e quantidade consumida. Entre os prejuízos psiquicos relacionados ao uso das substâncias, são encontrados os transtornos do humor, como a depressão, transtornos de ansiedade, transtornos de conduta, déficit de atenção/hiperatividade, esquizofrenia, transtornos alimentares e os transtornos da personalidade podem ser associados.

Existem vários tipos de substâncias psicoativas, algumas lícitas, outras ilícitas. O álcool, um depressor do sistema nervoso central que, dependendo da quantidade ingerida, causa uma leve euforia e progressiva sedação, tendo, também, propriedades afrodisíacas. A nicotina, com várias formas (cigarros, narguiles, charutos) é considerado uma pandemia, por ser a maior causa de morte evitável no mundo. A maconha, a droga ilícita mais utilizada mundialmente. E de acordo com a dose e também do indivíduo, o uso agudo da maconha pode levar algumas pessoas a desenvolverem sintomas psiquiátricos. O crack e cocaína são produzidos através da mesma substância, o que difere é a forma de administração e o formato mesmo. Os benzodiazepínicos estão entre as drogas mais frequentes prescritas no mundo, em razão das suas propriedades sedativas, ansiolíticas, hipnóticas, amnésicas, antiepiléticas e de relaxamento muscular. Os opioids, são drogas depressoras do sistema nervoso central, que são usadas no tratamento da dor, sobretudo em neoplasias malignas, cólicas biliares ou renais e estados pós-operatórios. Doses altas de opioides podem provocar tolerância aos efeitos eufóricos e analgésicos. Os estimulantes do tipo anfetamina, fazem parte do segundo grupo de drogas ilícitas mais usadas depois da Cannabis. A metanfetamina é uma droga extremamente prejudicial a saúde, mesmo que comparada ao crack. Ela afeta a saúde física e mental e provoca grande impacto na questão socioeconômica do usuário e das pessoas ao redor desse indivíduo. Os inalantes tem  uma grande variedade de substâncias com diferenças químicas, os que têm a capacidade de evaporar com facilidade e gerar rapidas sensações agradáveis e excitatórias. E por não serem na maioria, substâncias ilegais, acabam sendo de fácil acesso, de baixo custo e de fácil armazenamento pela pessoa que usar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com