TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vencendo O Medo

Dissertações: Vencendo O Medo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 3

VENCENDO O MEDO

Medo é um sentimento de intranqüilidade diante de um perigo real ou imaginário. É natural e necessário ao homem e importante para a preservação da vida, quando não exacerbado.

Quando temos medo, nos colocamos em estado de alerta. Uma descarga de adrenalina percorre nosso corpo, preparando-nos para a melhor saída possível: lutar ou fugir diante de uma ameaça real. Essa é a função saudável do medo. O medo pode nos auxiliar desde que saibamos lidar com ele.

Quando uma pessoa é confrontada e sua integridade é ameaçada diante de uma situação amedrontadora, o comportamento é mudado, ou seja, a resposta revela alteração no comportamento. Por exemplo, no aspecto físico: olhos arregalados, tremores, imobilidade inicial com fuga posterior; na fisiologia: aumento do tômus muscular, irregularidade dos movimentos respiratórios, aceleração dos batimentos cardíacos; é reação extremamente desagradável. Todas essas situações decorrentes do medo podem perturbar o desempenho, prejudicar o raciocínio e comprometer a vida salutar.

O medo exagerado é conhecido como fobia. A fobia é uma psicopatologia que pode ser tratada.

Podemos dividir a fobia em três modalidades:

. agorofobia – medo de ambientes, onde pode ser difícil escapar do desconforto (ficar numa fila, estádios, praças, centros comerciais cheios).

. fobias específicas – ocorre quando o medo excessivo se manifesta sempre na presença (imaginada, figurativa ou real) do elemento fóbico (clausura, aranha, avião, altura, dirigir, elevador).

. fobia social – medo de realizar um comportamento inadequado e ser avaliado negativamente por outros (assinar cheque, conversar, alimentar-se).

Em função dos avanços científicos nos campos teórico, metodológico e tecnológico da Psicologia e Medicina Comportamental, há tratamentos eficazes disponíveis para pessoas que apresentam quadros de fobias. Muitas pessoas tem conseguido superar fobias por meio da moderna abordagem de Terapia comportamental.

Mas a Bíblia declara que com Jesus podemos todas as coisas, inclusive vencer o medo.

“Mas tu, SENHOR, és um escudo para mim. Eu me deitei e dormi; acordei, porque o SENHOR me sustentou. Não terei medo de dez milhares de pessoas que se puseram contra mim ao meu redor.” (Sl. 3. 3,5,6).

“Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança.” (Sl 4.8).

Euzimar Felix (Psicóloga, Psicanalista, Psicogeriatra –CRP.Nº 5/31571)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com