TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vigotsky

Resenha: Vigotsky. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2013  •  Resenha  •  1.786 Palavras (8 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 8

O autor inicia o livro falando sobre a vida de Lev Semenovich Vygotsky. Que nasceu no dia 17 de novembro de 1896 em Orsha. Cresceu e viveu por um longo período em Gomel, também na Bielo-Rússia, na companhia de seus pais e seus sete irmãos. Casou-se aos 28 anos e faleceu em Moscou em 11 de junho de 1934, vitima de tuberculose.

Vygotsky foi um estudante dedicado e ávido por informações, estudou até aos 15 anos em casa, através de tutores particulares e aos 17 anos completou o curso secundário em um colégio privado em Gomel. Estudou direito e literatura na universidade de Moscou e participou de outros cursos em outras universidades, começando sua carreira aos 21 anos. Em 1917 a 1923 escreveu criticas literárias dando palestras sobre temas ligados a literatura, ciência e psicologia em varias instituições.

Vygotsky tinha grande interesse pela psicologia acadêmica, passando a trabalhar em contato de crianças com defeitos congênitos, onde tinha como objetivo contribuir na reabilitação das crianças tendo oportunidade de compreender os processos mentais humanos, assunto que viria a ser o centro de seu projeto de pesquisa.

Na década de 20 Vygotsky se dedicou em grande parte ao estudo da aprendizagem e desenvolvimento infantil em que o estudo era voltado a criança. Ele recorre a infância como uma forma de explicar o comportamento humano. Ao analisarmos seu processo acadêmico e profissional notamos as marcas do contexto sócio-político e cultura em que esteve inserido. A produção acadêmica desse período além de intensa, tinha um ponto comum: a preocupação pelo desenvolvimento de abordagens históricas para a pesquisa de diferentes objetos de estudo. Vygotsky entendia que ambos além de teoria que tecia criticas, também buscava a superação desta situação através de métodos e princípios do materialismo dialético para a compreensão do aspecto humano. Porém ele acreditava que através dessa abordagem seria possível não somente descrever mais também explicar as funções psicológicas superiores.

Em toda abordagem de Vygotsky ele contava com a participação de talentosos pesquisadores dentre eles Alexander Romanovich Luria e Alexei Nikolaievich Leontiev. Onde juntos construiram a chamada “Troika”, que traduzia as aspirações, o idealismo e a efervescente cultural de uma sociedade pós-revolucionaria. Vygotsky e seus seguidores se dedicaram principalmente á construção de estudos pilotos que pudessem atestar a idéia de que o pensamento adulto é cultivamente mediado, sendo que a linguagem é o meio principal desta mediação.

A obra de Vygotsky começou a receber severas criticas, na Russia, a partir de 1932. As criticas dirigidas a ele parecem ter sido provocados pelo fato de ele ter sido exigente demais e profundamente marxista para se submeter aos dogmas impostos á ciência pelo stalinismo. Após sua morte,ele teve a publicação de suas obras proibida na união soviética, no periodo de 1936 a 1956, devido a censura, só começou ser redescoberto no Ocidente a partir de 1956. No Brasil foi ainda mais tardio, somente a partir de 1984. Apesar do conhecimento tardio e imcompleto de sua obra, Vygotsky é hoje considerado um dos mais importantes psicologos do nosso século.

Uma das principais caracteristicas da obra de Vygotsky é a riqueza e diversidade dos assuntos que abordou. Dedico-se á analise de diversos temas ralacionados a seu problema central, dentre eles, a crise da psicologia, as diferenças entre psiquismo animal e humano e outros. Essa variedade era coerente com seu projeto que visava articular informacoes dos diferentes componentes que integram os processos mentais: neurológico, psicologico,linguistico e cultural. Segundo ele, estes processos não são inatos, eles se originam nas relações entre individuos humanos e se desenvolvem ao longo do processo de internalização de formas de comportamento.

Em suas idéias Vigotsky afirma que as características tipicamente humanas não estão presentes desde o nascimento do individuo, nem são mero resultado das pressões do meio externo. Elas resultam da interação dialética do homem e seu meio sócio-cultural. Ao mesmo tempo em que o ser humano transforma o seu meio para atender suas necessidades básica, transforma-se a si mesmo. Em outras palavras quando o homem modifica o ambiente através de seu próprio comportamento, essa mesma modificação vai influenciar seu comportamento futuro. A segunda é decorrência da idéia anterior, e se refere á origem cultural das funções psíquicas. A terceira se refere a base biológica do funcionamento psicológico: o cérebro, produto de uma longa evolução, é o substrato material da atividade psíquica que cada membro da espécie traz consigo ao nascer. O quarto diz respeito a mediação presente em toda atividade humana. E a quinta tese postula que a analise psicológica deve ser capaz de conservar as características básicas dos processos psicológicos, exclusivamente humanos.

Coerente com o propósito de pesquisar a origem das características psicológicas tipicamente humanas, Vigotsky se interessou pelos estudos do comportamento e psiquismo dos animais, com o objetivo de identificar as principais semelhanças com o ser humano. Uma das principais características que distingue radicalmente o homem dos animais é justamente o fato de que, além das definições hereditárias e da experiência individual, a atividade consiste do homem tem uma terceira fonte, responsável pela grande maioria dos conhecimentos, habilidades e procedimentos comportamentais: a assimilação da experiência de toda a humanidade, acumulada no processo da história social e transmitida no processo de aprendizagem.

Vigotsky dedica particular atenção á questão da linguagem entendida como um sistema simbólico fundamental, em todos os grupos humanos, elaborado no curso da história social, que organiza os signos em estruturas complexas e desempenha um papel imprescindível na formação das características psicológicas humanas. Desse modo, os sistemas simbólicos, especialmente a linguagem, funcionam como elementos mediadores que permitem a comunicação entre os indivíduos, o estabelecimento de significados compartilhados por determinado grupo cultural, a percepção e interpretação dos objetos, eventos e situações do mundo circundante. Ele também atribui enorme importância ao papel da interação social no desenvolvimento do ser humano. Um exemplo poderá ilustrar o quanto a interação que o individuo estabelece com o universo social em que se insere, particularmente com os parceiros mais experientes de seu grupo, é fundamental para a formação do comportamento e do pensamento humano.

O estudo das relações entre pensamento e linguagem é considerado um dos temas mais complexos da psicologia. Segundo Vigotsky, a conquista da linguagem representa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com