TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que Nos Ensinam Vigotski E Piaget

Monografias: O Que Nos Ensinam Vigotski E Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 2

O que nos ensinam Vigotski e Piaget

Existem varias formas de estudar e compreender o comportamento humano, em anos de pesquisa com seres humanos ou com animais minuciosamente e observado o comportamento surgiram então algumas teorias de psicólogos, médicos biólogos e etc.

Começaremos falando da psicologia sócia - histórica de Vigotski que acreditava que o mundo psíquico vive em constante transformação conforme a evolução da humanidade e também de acordo a sua teoria o comportamento humano não pode ser comprovado baseado em experimentos com animais, pois não possuem vida social e cultura nem linguagem.

Outro grande teorista do desenvolvimento humano foi Jean Piaget que estudou o homem do nascimento até a fase adulta, de acordo com sua faixa etária ele acreditava que para cada fase da vida o individuo comporta-se de uma maneira de acordo com seu desenvolvimento mental, seu crescimento orgânico, hereditariedade, meio social e maturação neurofisiológica.

A teoria de Piaget dividia – se em quatro períodos:

1) Período Sensório – motor de 0 a 2 anos com a conquista dos movimentos, reflexos, descobertas de progressos de inteligência.

2) Período pé – operatório de 2 a 7 anos com o aparecimento da linguagem que acelera o desenvolvimento do pensamento e também dos sentimentos individuais, por exemplo, o respeito daqueles que julga superiores pais, professores etc.

3) Período das operações concretas 7 a 11 anos é o período em que a criança consegue ter noção de numero, ponto de vista, causa e efeito meio e fim, uma das características desse período é o aparecimento de novo sentimentos morais como respeito mutuo, a honestidade o companheirismo e a justiça.

4) Período das operações formais a adolescência 11 ou 12 anos em diante, fase de interiorização ou chamado ante – social, vive conflitos.

Conclui – se que ao analisar as teorias Vigotski foi responsável pelos estudos que baseavam – se no desenvolvimento psíquico do ser humano e Piaget foi responsável pelos estudos do desenvolvimento comportamental do individuo.

Ao longo da vida passamos por várias mudanças evolutivas e psíquicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com