TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPARATIVO WALLON, PIAGET E VIGOTSKY

Artigos Científicos: COMPARATIVO WALLON, PIAGET E VIGOTSKY. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2013  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  1.664 Visualizações

Página 1 de 2

Tabela de comparação:

Wallon

Piaget

Vigotsky

Através das emoções é possível a aprendizagem, estabelecer por atos motrizes ação e pensamento, esses processos superiores são relacionados a afetividade, pelo caráter contagioso e coletivo,

Exemplo disso, é jogo infantil coletivo que desperta a atenção e concentração, para ele formar sujeitos históricos, autônomos, capazes de construir sua sociedade, implicava em associar essa meta aos métodos pedagógicos, não sem se apoiar em princípios científicos relativos ao conhecimento da criança e do meio onde se desenvolve.

O desenvolvimento acontece pela interação do plano biológico com o plano social, a criança tem sua história, fazendo assim parte do grupo social, traz consigo elementos da sua cultura, Além disso a criança contextualiza as características especificas de seus desenvolvimento. O meio é o campo da atividade da criança, ao mesmo tempo em que dele retira recursos para sua ação. Cada etapa do desenvolvimento define um tipo particular de relação com o meio.

A aprendizagem segue o desenvolvimento. Levando em consideração que ambas são independentes. Linearidade, continuidade e progressividade do desenvolvimento.

Afetividade é destaque no desenvolvimento cognitivo.

Compreender é reinventar ou reconstruir algo através da sua própria visão, uma espécie de reinvenção, porém primeiramente o individuo precisara curvar-se antes tais necessidades que se pretende, para que no futuro temos indivíduos capazes de produzir e criar, e não apenas repetir. Agora em relação noção de aprendizagem, caberá ao professor reconhecer de antemão que ela está subordinada ao desenvolvimento e não o contrario. Surgem novas possibilidades mentais.

Quando interage o adulto empresta novas capacidades ás crianças

Primeiramente surge o social para depois vir movimento.

O aprendizado não esta totalmente subordinado as estruturas intelectuais, porém um auxilia o outro, provocando melhores níveis de conhecimento.

Vigotsky aplica que a criança deve primeiramente aprender o que não sabe ou que não consegue desenvolver sozinho, porque na relação entre aprendizado e desenvolvimento,o primeiro vem antes. Referindo-se assim aos seus principais conceitos da zona proximal, que seria o desenvolvimento real da criança e aquilo que ela tem potencial para aprender. Tratando-se assim da capacidade de desenvolver uma competência com a ajuda de um adulto.O importante no processo educacional é a formação da consciência que é de certa forma determinada pela natureza com as relações que a cria. Trata-se das relações sociais com as quais cada sujeito realiza sua atividade coletiva, onde o trabalho ocupa lugar central.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com