TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violação médica

Tese: Violação médica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Tese  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

O estudo da sucessão histórica das diversas concepções em épocas diferentes permite compreender melhor a maneira como a psiquiatria pode florescer como ramo médico. Concebe-se, que a psiquiatria moderna é uma disciplina cientifica independente, um ramo da Medicina, com objeto, problemas e métodos próprios. O campo de atuação psiquiátrica é vasto, talvez por lidar, por excelência, com o homem como um todo compreendendo os seus aspectos biológicos, psicológicos, ético-filosóficos e sociológico-culturais. Trata-se de frustrações e sofrimentos decorrentes da enfermidade, do seu modo de vivenciá-lo e as atitudes diante da mesma. Esta “medicina psicológica” deve, portanto, ser compartilhada tanto por médicos de outras especialidades como por psiquiatras.

Métodos hoje considerados grotescos ou até como de tortura foram aplicados, durante a Idade Moderna, no intuito de tratar os doentes mentais (cadeiras giratórias, prisões, diferentes tipos de hidroterapia).

A chamada psiquiatria biológica sofreu um avanço importante com o advento de novas tecnologias que permitem o estudo do sistema nervoso central in vivo.

É difícil definir o que é doença; no entanto, Spitzer e Endicott fizeram esta tentativa:

Distúrbio médico é uma condição relativamente diferenciada resultante de uma disfunção do organismo, que na sua forma extrema ou mais desenvolvida está associada direta e intrinsicamente a sofrimento, incapacitação ou outros tipos de prejuízo, que podem ser de natureza física, perceptual, sexual ou interpessoal. Provoca, por parte das pessoas que apresenta a condição, da sociedade, das profissões médica e outras com ela relacionadas, mobilização para ação.

Foi a partir dos trabalhos de Antoine Bayle sobre 60 casos de paralisia geral progressiva (aracnite crônica) que o diagnostico psiquiátrico adquiriu importância, trazendo a Psiquiatria para o modelo médico e demonstrando a combinação de três síndromes no curso de uma única doença.

A retomada recente do diagnóstico nos Estados Unidos, chamada de

Neo-kraepelinismo, decorrente do desenvolvimento de novas formas de tratamento e do progresso das neurociências, aproximou a Psiquiatria da Medicina, o que, juntamente com a necessidade de comunicação precisa entre os profissionais da área, iniciou um processo de aperfeiçoamento e abordagem cientifica do diagnostico psiquiátrico. A partir daí foram criados critérios operacionais, com fatores de inclusão e exclusão e entrevistas semi-estruturadas e estruturadas, geralmente adaptadas a esses critérios.

O homem por ser estruturalmente um ser biopsicossocial altamente complexo impõe que o estudemos em todos os seus diferentes níveis, sem que confundamos suas respectivas propriedades específicas e ou que reduzamos um nível ao outro, tomando parte pelo todo.

Para detecção da doença mental, a psiquiatria utiliza do método fenomenológico para a avaliação do paciente, em razão das características intrínsecas de seu objeto, bem como das relacionadas ao instrumento de que se vale ( a mente do entrevistador).

Na psiquiatria estudamos a vida psíquica do paciente, cuja conseqüência se manifesta nos movimentos visíveis. A psicomotricidade é, portanto, a capacidade de projetar o modelo psíquico consciente ou inconsciente para a ação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com