TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência na família e família e classificação

Tese: Violência na família e família e classificação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Tese  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivo

O objetivo desse estudo é identificar a incidência de violência doméstica e familiar e classificá-la conforme suas formas de expressão em física, psicológica, sexual

e/ou na forma de negligência. Realizar uma pesquisa documental, exploratória, de abordagem

quantitativa. O levantamento dos dados estatísticos ocorrerá a partir dos atendimentos por tipo ocorrência de violência

doméstica do conselho tutelar, a qual possui além dos registros das ocorrências de violência geral contra crianças e adolescentes, os registros de toda e qualquer violência no âmbito doméstico.

para lidar com a complexidade do fenômeno da violência doméstica é necessário

investimento em estratégias de prevenção que foquem também o ambiente familiar. Práticas educativas

contingentes geram ambiente saudável para o desenvolvimento das crianças e contribuem para a

diminuição de comportamentos anti-sociais e coercitivos futuros.

Introdução

O tema que vou tratar neste trabalho. levantamento de casos e incidências de violência doméstica familiar junto ao conselho tutelar (Violência Doméstica).

A violência um fenómeno complexo cada vez mais comum nas nossas sociedades, compondo várias ameaças que atinge a realidade familiar comprometendo a vida .A violência doméstica não atinge apenas mulheres, atinge também crianças, pessoas idosas, deficientes, dependentes, e não parte só do marido/companheiro. As mulheres assumem, por vezes, o papel de agressoras .Apesar de fazer referências a esta vertente, dou principal destaque à violência doméstica no feminino, restringindo-me apenas à mulher adulta. Considera-se violência doméstica “qualquer ato, conduta ou omissão que produz sofrimento, reiteradamente e com intensidade, violência física, negligencia, violência sexuais, psicológicas. E de ordem econômicos, de modo direto ou indireto (por meio de ameaças, enganos, coação ou qualquer outro meio) a qualquer pessoa que habite no mesmo agregado familiar. (Machado & Gonsalves,2003) É crescente o número de crianças e adolescentes vitimas de violência intrafamiliar que geralmente ocorrem nas relações hierárquicas consiste em formas agressivas da família que se relaciona, por meio do uso da violência como solução de conflitos e com estratégia de educação, inclui ainda falta de cuidados básicos.(Marturano & Ferreira,2002) Atualmente uma maior sensibilidade e intolerância social quanto a violência doméstica, despertou a preocupação do poder público e também de estudiosos de várias áreas tais como ciências sociais, geografia, economia, psicologia medicina e outros. (Costa, 2003)

...

Baixar como  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »