TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visões Sobre a Psicologia

Por:   •  27/5/2018  •  Artigo  •  11.498 Palavras (46 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 46

                                                           [pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

INSTITUTO DE PSICOLOGIA

Beatriz Silva Figueiredo, Camila Ferreira de Souza, Diogo Paranhos, Isis Souza Ferreira, Karen Carolina Conceição Crisostomo, Luara Santos Sobral, Stephanie Ramos de Souza e José Nelson Souza Santos.

VISÕES SOBRE A PSICOLOGIA

                                                         SALVADOR

2018

Beatriz Silva Figueiredo, Camila Ferreira de Souza, Diogo Paranhos, Isis Souza Ferreira, Karen Carolina Conceição Crisostomo, Luara Santos Sobral, Stephanie Ramos de Souza e José Nelson Souza Santos.

VISÕES SOBRE A PSICOLOGIA:

A representação social do psicólogo

Trabalho avaliativo correspondente ao componente curricular Projeto Integrado de Trabalho I (IPSB72) do instituto de psicologia da Universidade Federal da Bahia.

Orientador: Professor Dr. José Carlos Ribeiro.

         

                                                 SALVADOR

                                                       2018

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ........................................................................... 3
  2. JUSTIFICATIVA ......................................................................... 5
  3. OBJETIVOS ............................................................................... 6

3.1. OBJETIVOS GERAIS ......................................................... 6

3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS ............................................... 7

     4. METODOLOGIA ........................................................................... 7

     5. DESENVOLVIMENTO ................................................................ 10

            5.1. ANÁLISE DAS TABELAS ................................................. 11

            5.2. ANÁLISE DOS ELEMENTOS NÃO-VERBAIS ................. 21

            5.3. ANÁLISE DAS PERGUNTAS ........................................... 22

     6. CONCLUSÃO ............................................................................. 37

     7. RELATOS PESSOAIS ................................................................ 38

     8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................................ 47

  1. INTRODUÇÃO

O termo “psicologia” aparece definido no dicionário como “ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social.” Embora a história da psicologia tenha tido seu início ainda no século XIX, com os laboratórios de Wundt na Alemanha, sua chegada no Brasil enquanto curso universitário ocorreu apenas em 1953 na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Esch & Jacó-Vilela, 2001; Yamamoto, 2006). No entanto, sua regulamentação enquanto profissão se deu quase dez anos depois, em 1962 – com a Lei n° 4119. Segundo Pereira e Pereira Neto (2003, p. 25), a década de 1970, em especial, assinala um grande crescimento do número de profissionais formados em Psicologia.[1] Todavia, havia carência, à época, de veículos de divulgação para a área (William B. Gomes & Gustavo Gauer, 2010).²

Ainda durante a gênese da psicologia no Brasil enquanto profissão regulamentada, e sua relação com a medicina enquanto área que já ocupava uma posição social de destaque na segunda metade do século XX, Segundo Fernanda Martins Pereira & André Pereira Neto (2003, p. 22)

Sobre a relação da medicina com a gênese da psicologia no  Brasil, um comentário merece ser feito. Se por um lado, a medicina, através da psiquiatria, criou condições para o desenvolvimento da psicologia brasileira, por outro, ela buscou apropriar-se do universo psi. Com isso, sua estratégia passou a ser a de transformar a psicologia em especialidade médica.

Como consequência de um processo tardio de evolução e consolidação da psicologia no Brasil, ainda é possível notar uma visão distorcida e, por vezes, estigmatizada da profissão por parte do imaginário coletivo, que muitas vezes não distingue claramente a psicologia da medicina. Tal percepção vem sendo, aos poucos, superada em virtude de uma maior difusão de informações bem como da reiteração do compromisso social do psicólogo na atualidade. De acordo com Ana Bock (2010, p. 247)

 O trajeto da Psicologia pode ser sintetizado como o de uma profissão comprometida com interesses da elite brasileira – que, de certa forma, é responsável pelo ingresso e desenvolvimento da Psicologia no Brasil – até o momento atual, que pode ser chamado de momento de compromisso ou, pelo menos, do começo do desenvolvimento de um projeto de compromisso com as necessidades da maioria da população brasileira, com uma vontade clara, entre os psicólogos, de uma inserção maior. Isso não quer dizer que haja um único tipo de inserção, pois há uma tensão sobre como seria essa inserção. Entretanto, pode-se dizer que todos os psicólogos atualmente gostariam que a Psicologia tivesse inserção maior na sociedade brasileira, o que significa efetivamente um compromisso maior com outros segmentos da sociedade.

O presente trabalho visa, com base em experiências empíricas, discutir e analisar a visão atual acerca da psicologia entre indivíduos com formação acadêmica (ou em andamento) inseridos na faixa etária entre 18 e 30 anos.

  1.  JUSTIFICATIVA

Pensar o imaginário social e a construção da identidade do sujeito nos remete a uma série de fatores construídos e compartilhados ao redor desse sujeito que, de alguma forma, influencia ou recria o seu olhar acerca da realidade. Esses fatores influenciadores podem ser vistos como representações sociais, que estão impressas nos indivíduos ou no grupos sociais. Segundo Guimarães (2005, p. 35).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (75.8 Kb)   pdf (937.1 Kb)   docx (605 Kb)  
Continuar por mais 45 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com