TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VivendoLivre Do Passado

Monografias: VivendoLivre Do Passado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 4

1. Por que muitas pessoas se prendem ao passado? Como saber se estou preso ao passado?

Primeiro precisamos tentar entender que estamos falando de um tempo e a nossa percepção do tempo permite dividi-lo em três partes: passado, presente e futuro. A partir de nossa experiência, sabemos que esses três tempos são bastante distintos entre si. O passado é o tempo que se afasta de nós, de nossa consciência, de nossa percepção; é tudo que já não é mais palpável, simplesmente porque já se foi. Chamamos de presente o “agora”, o tempo em que nossas experiências acontecem, no momento em que ocorrem. E o futuro, por sua vez, corresponde ao conjunto de todos os eventos que se concretizam na medida em que o tempo passa. Ele esta sempre a nossa frente. Mas estamos falando agora de uma parte do tempo “O passado” algo que está acabado, completo, e já não está mais na existência.

Algo como palavras pronunciadas, oportunidades que foram ignoradas e eventos que há muito tempo que aconteceram. Nós nunca poderemos voltar atrás, voltar a estar no mesmo lugar, ao mesmo tempo, não podemos voltar atrás no tempo para apagar as coisas que fomos fazendo, ou proteger-nos do sofrimento que sentimos no passado.

2. Se para alguns o passado foi bom, por que não é bom pensar? É mesmo prejudicial?

É tempo de percebermos que aprender com o passado seja ele bom ou ruim e viver com ele ou dependente dele, são duas coisas diferentes. Devemos evitar nos fundir ao seu passado ou ao nossos sentimentos, o passado é algo que ficou para trás, é imutável, podemos fazer nada sobre o que aconteceu. No entanto no que se refere aos sentimentos que são acionados pelos pensamentos que temos, ou interpretações que fazemos acerca do que nos aconteceu ou vivemos no passado, isso nos podemos, e se quisermos conseguimos mudar.

3. O passado é ruim quando nos bloqueia a seguir em frente, nos trava?

O fato do passado ter sido ruim não nos impede de seguirmos em frente, o que nos bloqueia é decisão que tomamos diante dos fatos. Não podemos alterar o que aconteceu mas podemos decidir o que fazer com o ocorrido. Quando estamos presos ao passado é porque estamos deixando de viver o presente que é resultado do passado; seja bom ou ruim.

4. É preciso abandonar o passado? Por que?

Há momentos na nossa vida em que nós simplesmente não conseguimos deixar as coisas ir. No que diz respeito por exemplo aos assuntos do coração, todas as pessoas que viveram a separação ou perda no amor certamente sentiram dor e mágoa. Por circunstâncias desconhecidas, as promessas e as esperanças que tinham não se tornaram realidade, as coisas caíram num vazio, seguindo-se um tormento e desilusão. Quando estas coisas acontecem, as pessoas quase sempre optam por viver na miséria e solidão. Inicialmente, este é apenas um mecanismo de enfrentamento que temos como seres humanos para diminuir a dor, mas ao permitirmos que a tristeza e desilusão nos engula o prazer da vida, somos obrigados a tê-las conosco durante muito tempo e em alguns casos para o resto das suas vidas, podendo desenvolver alguns problemas psicológicos, como: fobia social, ataques de pânico, insónias, ansiedade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com