TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Projeto de pesquisa: ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.185 Palavras (13 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

CAPÍTULO 1 1

1. INTRODUÇÃO 2

CAPÍTULO 2 4

2. ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO 5

CAPÍTULO 3 7

3. AS PRINCIPAIS IMPLICAÇÕES ÉTICAS PRESENTES NO FILME “AMOR SEM ESCALAS” 7

3. 1. CONSIDERAÇÕES SOBRE O ARTIGO ”VOCÊ JÁVIVEU UM AMOR SEM ESCALAS?” 8

CONSIDERAÇÕES FINAIS 11

BIBLIOGRAFIA 12

1. INTRODUÇÃO

Desde a Grécia Antiga , filósofos e estudiosos dedicam-se a observar e explicar a conduta assumida pelo homem em suas relações, em seu processo de convivência quando inserido nos mais variados grupos sociais. Inicialmente, não havia uma preocupação em identificar ou determinar conjuntos de regras ou normas, porém, na medida em que os estudos foram se aprofundando surgiram os primeiros códigos de ética que buscavam harmonizar e equilibrar as mais diversas formas de interações sociais.

Neste sentido, o presente relatório trata da Ética e Relações Humanas no Trabalho. Para desenvolver o tema, o trabalho foi dividido em Capítulos, sendo o primeiro de caráter introdutório. O segundo capítulo, apresenta o conceito de ética construído através de pesquisa em textos de vários autores; como ela se manifesta positivamente ou negativamente no ambiente profissional e principalmente como desempenhar as atividades atinentes a Gestão Pública em um cenário que oferece desafios diários ao exercício desta responsabilidade perante a sociedade. No desenvolvimento do terceiro e último capítulo é apresentada uma análise do filme “Amor sem escalas” (Up in the Air, 2009) que retrata através da trajetória de seu protagonista, questões de ética profissional em Administração presentes no dia a dia das empresas. Complementando o conteúdo, é apresentado um exercício de análise sobre situações envolvendo a ética profissional.

A reflexão sobre o assunto oportuniza aos acadêmicos construir ou reformular e ainda, desenvolver conceitos que serão fundamentais no encaminhamento de soluções para as mais diversas situações que evolvem questões de ética profissional.

Neste processo, o desafio maior é destacar que a ética é tema atual, presente na rotina de todos os profissionais e que sua ausência interfere na qualidade destas relações. Salienta-se ainda que os profissionais devam estar sempre atentos e cientes aos reflexos negativos que suas escolhas e decisões tomadas de forma permissiva ou intempestiva podem causar na vida da sociedade e em sua própria vida pessoal.

2. ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Para desenvolver o tema proposto, é imprescindível conhecer, inicialmente a definição de ética.

A palavra ética vem do grego Ethikós, que significa “modo de ser”. Trata o comportamento humano pelo seu valor moral, a natureza do bem e do justo. É também chamada de filosofia moral, por tratar dos valores em sociedade, isto é, do comportamento humano pelo seu valor moral. (FERREIRA, 2008. p.02).

Nesta mesma linha de pensamento, Cordi (1995) entende que:

A ética, ou filosofia moral, é uma reflexão sistemática sobre o comportamento moral. Ela investiga, analisa e explica a moral de uma determinada sociedade. A ética não diz o que deve ser feito (moral), a ética tira conclusões, elaborando princípios sobre o comportamento moral. (CORDI, et al, 1995. p. 45)

Por meio das afirmações dos autores anteriormente citados, percebe-se que o conceito de ética é construído sobre o significado do termo moral. Entende-se, então, que a moral consiste em um conjunto de hábitos de conduta ou comportamentos instituídos por um grupo social com base em seus princípios e valores, enquanto, a ética estuda sobre a aceitação destes comportamentos como de acordo com as regras, padrões e princípios estabelecidos em um determinado tempo e cultura.

A moral é a primeira reação do homem no sentido do que deve ser feito em uma determinada situação, uma vez que, ele tomará seus valores mais íntimos como base para determinar seu modo de agir. A ética, por sua vez, promove reflexões sobre seu comportamento e sua conduta, propondo parâmetros entre seu modo de agir e o que as normas externas instituem como justo e correto fazer. Ou seja, a moral esta no âmbito do que cada indivíduo quer ou acredita que deve fazer e a ética no âmbito do que se deseja ou espera que seja feito por ele.

Segundo Mattos (2008),” a construção de um sujeito ético para atuação humana e profissional é um processo gradativo, constituído através de experiências e vivências. Estes conhecimentos serão utilizados para que a conduta do indivíduo seja aceita moral e eticamente.”

O ser humano aprende seu comportamento social, porém, este não é composto somente de estímulos, reações e recompensas. Para ser aceito em sociedade o indivíduo precisa conhecer e aprender a aplicar as normas ou regras que nela vigoram, buscando articula-las com seus desejos.

A formação moral é essencial ao indivíduo, uma vez que, a vida em sociedade é baseada em regras e normas de condutas, porém, o mesmo tem a escolha de não agir em conformidade com elas, sendo que é necessário que tenha razões para respeitá-las.

A ética também pode ser compreendida como o comportamento do indivíduo no exercício de sua profissão. O comportamento ético é aquele em que o indivíduo permanece sempre avaliando se seu modo de agir está correto ou se está de alguma forma prejudicando ou afrontando a dignidade do outro. Nas relações profissionais a presença da ética é um aspecto decisivo para o sucesso, um lapso ético pode desencadear um processo definitivo de desgaste e de perda da credibilidade tanto para profissionais quanto para as empresas.

Atualmente, as empresas cada vez mais valorizam e incentivam o comportamento ético de seus funcionários. Através da criação de códigos de ética compartilham entre as equipes a visão da empresa sobre as boas práticas e a forma mais correta para atingir os objetivos propostos, estimulando a convivência saudável e o comprometimento de todos os níveis da instituição. O resultado deste processo reflete positivamente na imagem da empresa, no relacionamento com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com