TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Tese: ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/7/2013  •  Tese  •  1.722 Palavras (7 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Curso: GESTÃO COMERCIAL

Disciplina: ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Atividade: Ética Empresarial em Administração

ALUNOS

Paulo José Santicioli – RA: 6748356288

Maria Claudia Zanini – RA: 6056471283

Eliene Aparecida Pedrosa Baratelli – RA: 6747356929

Thalita Lauzen – RA: 6768348622

Paula Pereira Nascimento – RA: 6947455944

Professor: Maurício Dias

Tutor: Alex Zompero Bezerra

Campinas / SP

Junho/2013

1 - ÉTICA PROFISSIONAL

O entendimento ético é modificado de acordo com a época e por vários pensadores, dando assim, conceitos diversos e formas de interpretação ao assunto. Trata o comportamento do ser humano por seus valores morais, e o conceito do que é certo ou errado. É também chamada de filosofia moral, por tratar das questões morais na sociedade, isto é, do comportamento humano pelo seu valor moral. A ética, segundo Aristóteles, serve como instrumento para o ser humano alcançar a felicidade no sentido mais completo da palavra. E é em toda interação, na dinâmica do convívio social, que se possibilita transparecer os valores éticos e morais, assim como o desenvolvimento destes. Em “A Ética a Nicômaco”, principal obra de Aristóteles sobre ética, o pensador esclarece que a finalidade suprema que governa e justifica a maneira do ser humano conduzir seus atos e sua vida é a felicidade, que não está ligada aos prazeres, nem implícita nos méritos recebidos pela pessoa agraciada, mas numa vida repleta de atitudes e comportamentos virtuosos. E o homem, dotado de cautela e habituado a agir corretamente, encontra no justo meio entre os extremos de seus atos e decisões a virtude. Ressaltando que o comportamento ético é o ato de agir, de decidir, de fazer o bem de fato, por uma conduta correta na sociedade em que vivemos. Deste modo conduzimos uma vida mais harmoniosa em sociedade, na busca da felicidade, da liberdade e da justiça. E na filosofia moderna, a conduta correta determina uma disposição moral para o bem individual e da sociedade.

A ética é um princípio de vida, de caráter cultural, que deve ser aplicada tanto nas relações pessoais como nas relações profissionais, sejam da esfera pública ou privada. Logicamente, que não há como uma empresa ensinar a um empregado a ser ético, pois a ética é um valor do ser humano. Não há como ter um comportamento ético na empresa e ser antiético fora dela. Numa empresa, observamos muitas vezes que a ética existe "no papel", mesmo que exista um Código de Ética formalizado que tem o intuito de orientar e estimular novos comportamentos que está fundamentado em um conceito de ética direcionado para o desenvolvimento, servindo simultaneamente de estímulo e parâmetro para que o administrador amplie sua capacidade de pensar, visualize seu papel na sociedade e torne suas ações mais eficazes diante da sociedade. Porque a ética, neste caso, foi "imposta" e não faz parte da cultura da empresa. É importante salientar, entretanto, que a ética depende exclusivamente do ser humano. O que isso quer dizer? Por mais que empresas, associações, entidades, etc., preguem a ética, não há como ela existir sem o engajamento das pessoas. As organizações não têm alma. E cabe então a cada cidadão fazer a sua parte: exercer a ética em toda sua plenitude, na vida privada e na vida pública, e cobrar o mesmo comportamento de todos. Somente assim teremos uma sociedade mais justa e mais próspera.

Infelizmente, ainda hoje, em pleno século 21, o que mais se vê em posições de comando nas empresas são pessoas sem nenhuma sensibilidade ética ou moral. O assédio moral continua sendo praticado sem maiores consequências. Chefes exercem o poder autoritário, mandam e cobram sem sequer perguntar se a tarefa é possível ou se a equipe precisa de algum apoio. Clientes são desrespeitados, enganados e lesados sem que os responsáveis façam alguma coisa para mudar essa prática. Empresas perdem muito dinheiro em ações trabalhistas ou de defesa do consumidor por causa de decisões erradas. Projetos de redução de custos são arquivados para privilegiar outros que contribuem para a promoção pessoal dos gestores. Chefes decidem conforme seus interesses pessoais, deixando os interesses da empresa e do cliente em segundo plano. Gerentes manipulam dados, forjam resultados, marretam relatórios ou maquiam avaliações com o objetivo de viabilizar a implantação de projetos equivocados, mas que vão contribuir para engrandecer sua imagem pessoal.

A falta de investimento na formação da consciência ética, tão aparentemente desinteressante sob o ponto de vista da área comercial, focada no alcance de metas e na venda a qualquer preço, continua criando futuros chefes que se inspiram nos atuais. As empresas que não atuam para combater as condutas antiéticas acabam alimentando a formação de novos líderes sem nenhuma capacidade, sem conseguir perceber que eles são verdadeiros sabotadores e, o quanto eles contribuem para aumentar o risco do negócio. Além disso, permitem que o ambiente empresarial seja nocivo e se mantenha insalubre, perdendo por isso muitos dos seus talentos. Criar o Código de Ética, a Comissão de Ética e punir fraudadores e ladrões não são suficientes para desenvolver a consciência ética. Seguindo esses passos, a empresa até fica "parecendo" ética, pode até direcionar seus ganhos para negócios eticamente corretos, mas não reduz o custo invisível das "pequenas" condutas antiéticas e continua exposta ao perigo de muitas "pequenas" perdas financeiras. Esquecem que a reputação da empresa, a imagem construída em anos de altos investimentos em marketing pode ser destroçada por causa de uma única decisão errada. É importante ressaltar que o exercício da ética em todos os setores de nossas vidas, sejam eles morais ou profissionais, sempre nos conduzirá ao nosso crescimento e evolução como seres humanos.

2 - A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”.

2.1 - SINOPSE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com