TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Projeto de pesquisa: Ética e Relações Humanas no Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.940 Palavras (8 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Prof.Me.EaD Maurício Dias

Tutora a distância Profª. Esp.Michele Braz Simões

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Elisângela Silva Santos – 6746358222– Tecnologia em Recursos Humanos

Emiliano Bruno Rezende Dantas– 6788431003 – Tecnologia em Recursos Humanos

Karina Soares da Silva – 6791441671 – Tecnologia em Recursos Humanos

Maritania Pereira Lacerda Dias – 7121517513 – Tecnologia em Recursos Humanos

Regiani Alves Peixoto – 6579312107 – Tecnologia em Recursos Humanos

Valparaíso de Goiás\GO

2013

INTRODUÇÃO

Quando falamos de ética aristotélica  estamos nos referindo  as leis constantes e imutáveis, ou seja,  a uma ética filosófica segundo Aristóteles   o caminho o qual guiaria  o ser humano a felicidade  seria a ética ,buscada pelo homem por meio de bons   comportamentos, vontade de fazer o bem tanto para si própria quanto pra os outros, lealdade, coragem, também podemos chamar de virtudes as quais ajudada o ser humano a se desenvolver melhor e a conquistar  seus objetivos. Portanto entendemos que a ética estar totalmente relacionada  a conduta o ser humano, os bons hábitos, as atitudes, as decisões, na verdade ao seu  modo  de ser, pois tudo isso é importante para ter um equilíbrio  e trazer o bem para se próprio ,porem o que hoje em dia na maioria das vezes vemos é a inversão da ética  e da virtude nem precisamos ir muito longe é só olharmos para os escândalos  políticos  desde os baixos ate os mais altos cargos públicos ,uma sociedade corrupta  sem falar  no egoísmo. A ética se faz essencial para a efetividade profissional e empresarial. A  ética empresarial é necessária  para que o mercado tenha uma visão mais positiva a respeito dos seus compromissos com o público, a ética empresarial  condiz para  bons resultados da empresa, pois é ela  verdadeiro comportamento da empresa.

A ética no âmbito  profissional estar presente nas pequenas atitudes e deixa bem claro  que toda profissão  tem uma maneira certa  para fazer tal tarefa. Sendo assim a ética auxilia o desenvolvimento individual e coletivo dentro de uma empresa, pois já existe  o código de ética profissional  no qual estar as  normas  de cumprimento  de cada profissão. O novo comportamento do mercado irá delimitar com clareza ao longo do tempo, aquelas empresas que têm incorporado a aplicação de atitudes éticas no dia-a-dia dos negócios, daquelas que nem sequer deram conta de sua importância. As empresas, assim como as pessoas têm  próprias e singulares. Seria de grande valor se a sociedade brasileira se conscientizasse  dos benefícios da  ética. Em muitas das vezes  a ética supera interesses na relação com clientes, fornecedores e concorrentes. O código da ética profissional é um guia  orientador  de como se ter bons comportamentos contendo deveres exemplos de alguns: exercer com zelo a profissão, manter sigilo sobre o que souber da função, comunicação, informação, orientação ao cliente. Assim como deveres também tem proibições e direitos. 

Etapa 2

A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

1. O filme Amor sem Escalas (Up in the Air, 2009), de Jason Reitman, retrata a vida de um executivo que tem a missão de demitir pessoas pelo país, o que faz com muita intensidade já que o serviço vive a cerca da crise econômica que afeta agressivamente os EUA. Ryan Bingham (George Clooney) exerce sua função com bastante habilidade e é considerado pela empresa um dos melhores funcionários. Ele consegue manter-se alheio a realidade das pessoas que demite e os transtornos que um momento tão delicado como esse podem gerar são completamente indiferentes a ele, e por mais frio que possa parecer, devemos admitir que, realmente desempenha com maior destreza sua tarefa.

2. O personagem de Ryan Bingham, exímio vendedor, demonstra extrema competência interpessoal e inteligência emocional. Todos os aspectos negativos atrelados ao processo não o afetam em nada, ele não absorve nenhuma carga emocional, as ofensas e ameaças parecem não ser direcionadas a ele, além disso, sabe agir de acordo com cada individuo, tento um raciocínio muito rápido e uma percepção incrível sobre como conduzir a situação de forma a amenizar o conflito, e muitas vezes, consegue dar nova perspectiva a vida de algumas pessoas que demite. Sua vida é controlada pela total falta de compromissos e o desprendimento em relação às interações humanas, mas tudo isso muda quando uma jovem executiva tenta implementar um novo sistema na empresa e Ryan vê seu estilo de vida ser ameaçado.

3. Podemos perceber no filme o impacto que as mudanças organizacionais têm na vida dos funcionários, como até pessoas competentes e com prestígio dentro da empresa tem dificuldade em lidar com essa situação. Na realidade atual, devido a um ambiente de alta instabilidade econômica, o surgimento de novas tecnologias e a satisfação do cliente se tornar cada vez mais difícil de atingir, as organizações vêem a necessidade de sempre estar acompanhando as oscilações mercadológicas, mudando continuamente a fim de criar um diferencial competitivo procurando maximizar a qualidade de seu produto/serviço e minimizar seus custos operacionais.

4. Em Amor sem Escalas esse cenário é bem retratado quando propõem a utilização de vídeo conferência para fazer as demissões e assim, diminuir estrondosamente os custos de viagens da empresa. A idéia é muito bem aceita pela diretoria, pois vem nela a maximização dos lucros, já o personagem principal é extremamente contra e relutante a novidade, muito por questões pessoais, já que vai de encontro ao estilo de vida que tem como perfeito, e da interferência em seu projeto de vida de juntar 1 milhão de milhas, além disso acredita também que aquele modo não era a maneira mais adequada de se executar a tarefa que conhecia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com