TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Тeórico desenvolvimento humano motilidade. Linguagem e Cognição

Artigo: Тeórico desenvolvimento humano motilidade. Linguagem e Cognição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Artigo  •  1.555 Palavras (7 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 7

TEÓRICOS

DESENVOLVIMENTO HUMANO

MOTRICIDADE

LINGUAGEM E COGNIÇÃO

Jean Piaget – Cientista suíço que revolucionou a forma de encarar a infância. Foi um dos mais importantes pesquisadores e auxiliar da educação e da pedagogia. Nasceu em Neuchatel, em 9/8/1896 e morreu em 17/8/1980. Embora fosse ótimo pesquisador, ele era biólogo e não criou um método de ensino, pois não atuou como pedagogo. Seu estudo se restringiu ao processo pelo qual o ser humano adquire conhecimentos.

 

Ele dividiu os períodos de acordo com o aparecimento de novas qualidades de pensamento e que, por sua vez, interfere no desenvolvimento do indivíduo.

- 1º período: sensório motor (0 a 2 anos); - 2º período: pré-operatório (2 a 7 anos); - 3º período: operações concretas (7 a 11 ou 12 anos); - 4º período: operações formais (11 ou 12 anos em diante). Cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o ser humano consegue fazer nessas faixas etárias. Por volta dos cinco meses, a criança consegue coordenar os movimentos das mãos e olhos e pegar objetos. Neste período, fica evidente que o desenvolvimento físico motriz acelerado é suporte para o aparecimento de novas habilidades. No período de 2 a 7 anos, há a maturação neurofisiológica e, com esta, completa-se e amplia-se a motricidade permitindo o desenvolvimento de novas habilidades como a coordenação motora fina. Pegar pequenos objetos com as pontas dos dedos, segurar o lápis corretamente etc. No curto espaço de tempo, por volta de dois anos, a criança evolui de uma atividade passiva em relação ao ambiente para uma atitude ativa e participativa. Começa a imitar regras e a compreender algumas palavras, e é capaz da fala imitativa. A 1ª infância (de 2 a 7 anos) é o período mais importante, quando se dá o aparecimento da linguagem e irá acarretar modificações nos aspectos intelectual, afetivo e social da criança. A interação e a comunicação entre os indivíduos são as consequências mais evidentes do desenvolvimento da linguagem e da cognição.

Z

TEÓRICOS

DESENVOLVIMENTO HUMANO

MOTRICIDADE

LINGUAGEM E COGNIÇÃO

Lev Vygotskynasceu em 1896 em Arsha, perto de Minsk, capital da Bielo Rússia. Era médico e morreu aos 38 anos de tuberculose. Fundou um laboratório de Psicologia e se destacou pela cultura enciclopédica.

Ele acreditava que a criança é um (ser) indivíduo social. Criou a teoria do processo social histórico e o conceito de zona de desenvolvimento proximal, que é a distância entre o que o indivíduo já sabe, já domina, e o que ele tem potencial para aprender.   Constituiu teses e ideias inovadoras sobre temas como a relação entre o pensamento e a linguagem, a natureza do processo de desenvolvimento da criança e o papel da instrução no desenvolvimento. Um dos pressupostos básicos de sua teoria é que as origens das formas superiores de comportamento consciente devem ser achadas nas relações sociais que o homem mantém. Ele entendia o homem como ser ativo sobre o mundo e que transforma suas ações para que construam o funcionamento do plano interno. Ele considerava o desenvolvimento infantil sobre três aspectos: o instrucional, o cultural e o histórico. Segundo Vygotsky, a história da sociedade e do desenvolvimento humano caminham juntas. Inicialmente, a fala acompanha a motricidade e, posteriormente, a fala dirige, determina e domina o curso da ação, com sua função planejadora.

Os movimentos da criança afetam o adulto, não o objeto diretamente. O gesto é criado na interação. A criança passa a ter controle de uma forma de sinal pelas relações sociais e interativas. Está alicerçado no plano das interações. Todos os movimentos e expressões verbais da criança, no início de sua vida, são importantes, pois afetam o adulto, que os interpreta e devolve à criança como ação e/ou com a fala. No que concerne à cognição, ele deu ênfase ao processo de internalização como mecanismo que intervém no desenvolvimento das funções psicológicas da aprendizagem. Esta é a reconstrução interna de uma operação externa e tem como base a linguagem.

TEÓRICOS

DESENVOLVIMENTO HUMANO

MOTRICIDADE

LINGUAGEM E COGNIÇÃO

Henri Wallon

Henri Wallon, além de elaborar uma teoria sobre o desenvolvimento humano, em virtude de sua preocupação com a educação, escreveu também suas ideias pedagógicas: sua psicogenética é essencialmente sociocultural e relativista, com forte lastro orgânico. Sua teoria considera o desenvolvimento da pessoa completa integrada ao meio social considerando-se os aspectos afetivo, cognitivo e motor integrados. O desenvolvimento se dá na integração do ser humano (seu aparato orgânico) com o meio social.

A motricidade e seu desenvolvimento, para Wallon, está ancorada no desenvolvimento neurológico, como condição e limite. No estágio sensório-motor, a criança realiza um extenso e diferenciado acordo entre as percepções e os movimentos. Com a maturação neurológica os reflexos, são inibidos e a criança torna-se capaz de realizar exercícios sensório-motores conduzindo a um duplo resultado: ligar o efeito perceptível e diversificar os movimentos. As habilidades de linguagem, Wallon acreditava serem aptidões cultivadas, desenvolvidas em contato com a cultura, e não apenas inatas, embora dependam também das condições orgânicas.

Quanto ao desenvolvimento cognitivo, para Wallon, todos deveriam ter oportunidades iguais e respeito à singularidade (subjetividade) de cada pessoa. A todo o desenvolvimento intelectual, estético e moral seria oferecida uma base comum para oportunizar à criança experimentar, descobrir suas tendências de acordo com o seu estágio de desenvolvimento.

TEÓRICOS

DESENVOLVIMENTO HUMANO

MOTRICIDADE

LINGUAGEM E COGNIÇÃO

Maria Montessori O método montessoriano, ou abordagem biopsicológica, continua atual e questiona rótulos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com