TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mediação entre o profissional assistente social e a demanda por ele atendida nessa perspectiva de universalização do aceso aos direitos sociais

Por:   •  26/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO EM GRUPO – TG

                                                                              Aluno(s):

 NATALI SILVA LEANDRO RA 1403378  

POLO

                                                                        Imperatriz-SP

                                                                                  2015

Como é feita a mediação entre o profissional assistente social e a demanda por ele atendida nessa perspectiva de universalização do aceso aos direitos sociais?

 Sabemos que a crise do capitalismo entrou em um conjunto de transformações societárias, que ocorreram sobre diversos pontos da vida social e marcaram as décadas seguintes até os dias de hoje. A partir de então, iniciou-se uma crise do sistema, universal e estrutural, que trouxe na essência da “globalização”, além de uma crise de superprodução também uma crise na parte financeira. Essa crise estrutural do capital impulsionou um processo de reestruturação produtiva, a fim de resgatar os níveis de acumulação no seu ciclo reprodutivo, por meio de mudanças na produção, circulação e nas relações sociais com as criações de novas tecnologias, modificações nos mercados de nós consumidores, e novas relações de controle do capital sobre o trabalho.

E também depois que ouve o processo de ruptura do conservadorismo nós passamos ah reconhecer os campos da política social, nos deu um leque de acessos aos direitos e defesos da democracia, e o nosso meio capitalista acaba afastando nosso direito. Nós assistentes sociais organizamos, cultura, educação, saúde a habitação e bem estar do individuo em viver em condições de igualdade, e também buscamos a inclusão social, nós temos que buscar estratégias para ter a qualidade de serviço para a classe subalternada.

Os assistentes sociais deparam, diariamente, com as mais variadas expressões da questão intervêm em situações em que os idosos sofrem a violação de direitos previstos constitucionalmente, os adolescentes e crianças, estão envolvidos com o crime, drogas etc.. Também de direitos dos trabalhadores que são assalariados, enfim, essas são algumas das expressões da questão social evidenciadas nos processos de trabalho, nos quais o assistente social se coloca.

Buscando o conhecimento de como os processos resultantes da estrutura econômica da sociedade, idosos com direitos violados, dos adolescentes infratores, das mulheres vítimas de violência, e em outras situações limites que se apresentam aos assistentes sociais, bem como as manifestações dos sujeitos para enfrentá-las.

 A questão social nem sempre é associada a sua raiz, ou seja, como resultado da exploração do trabalho pelo capital que sempre coloca um preço menor em sua força de trabalho. Portanto, concordar com os autores que apontam não haver uniformidade sobre o entendimento e o principio da questão social. 

Os processos de desigualdade e exclusão têm sua origem na diferença entre as classes sociais, são fundamentais ao sistema capitalista. As mais variadas formas de resistência à injustiça social também são expressões da questão social. Além da totalidade, a historicidade e a contradição contribuem para a construção desse entendimento. Portanto, o método dialético-crítico pode iluminar as leituras da realidade e embasar os assistentes sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com