TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÃO INTERSETORIAL NAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COLETA SELETIVA

Por:   •  17/10/2013  •  8.553 Palavras (35 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 35

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como propósito dissertar de forma clara e objetiva sobre o tema Ação Intersetorial nas Ações de Educação Ambiental na Coleta Seletiva. Após anos de transformações, a sociedade brasileira, vivencia momentos de mudanças em vários conceitos.

O lixo é responsável por um dos mais graves problemas ambientais de nosso tempo. Seu volume principalmente nos grandes centros urbanos é enorme e vem aumentando intensa e progressivamente, atingindo quantidades impressionantes. Na maior parte dos municípios brasileiros (cerca de 76% deles), o lixo é simplesmente jogado no solo, sem qualquer cuidado, formando os lixões, altamente prejudiciais à saúde pública.

As consequências da disposição inadequada do lixo no meio ambiente são a proliferação de vetores de doenças, a contaminação de lençóis subterrâneos e do solo pelo chorume (líquido escuro, altamente tóxico, formado na decomposição dos resíduos orgânicos do lixo) e a poluição do ar, causada pela fumaça proveniente da queima espontânea do lixo exposto.

A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade e consiste na separação previa de materiais recicláveis, que seriam descartados juntamente com os resíduos comuns. Essa separação possibilita um maior aproveitamento dos materiais, que serão reutilizados por indústrias para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos. Os principais materiais recicláveis são os papéis, vidros, plásticos e metais.

A separação pode ser feita por um cidadão sozinho ou organizada em comunidades: condomínios, empresas, escolas, cidades, etc. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresas, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente, uma vez que diminui a poluição dos solos e rios.

Dessa maneira possibilitamos o maior aproveitamento do resíduo, que antes era descartado e como consequência do seu não aproveitamento aumentaria a quantidade de lixo causando grandes problemas ambientais.

Esse trabalho tem o objetivo de informar sobre coleta seletiva, a metodologia que pode ser utilizada, as ações de educação e saúde com base na ocorrência desta categoria no Trabalho de Conclusão de Curso de graduação.

Em termos de metodologia optou-se trabalhar através dos métodos bibliográfico. Serão abordados aspectos teóricos gerais do tema, buscando pesquisas para obter novas informações que possibilitem e facilitem o entendimento dos conceitos a serem utilizados e suas relações com os objetivos citados.

CAPÍTULO 1 - EVOLUÇÃO AMBIENTAL

Nosso país chegou ao início do séc. XXI com uma população estimada de 170 milhões de habitantes e taxa de crescimento demográfico em torno de 1,4% ao ano. População esta que vem se concentrando nas áreas urbanas devido a fatores como a migração interna, mecanização da agricultura, processos de industrialização, busca de oportunidade de emprego e qualidade de vida (GOMES, 2009).

Com a progressiva urbanização dos países em desenvolvimento, fenômeno no qual o Brasil se insere, pode-se verificar o crescente aumento da produção de lixo e o acentuado problema em relação à disposição, destinação e tratamento desses resíduos sólidos (GOMES, 2009).

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas, através da NBR 10004:2004, elaborada pela Comissão Temporária de Resíduos Sólidos, os resíduos sólidos são classificados por suas características. Assim são considerados os resíduos em estado sólido e semissólido, aqueles relativos ao resultado do conjunto de atos realizados em ações de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços ou, ainda, de varrição (GOMES, 2009).

A luta pela conservação do meio ambiente e a própria sobrevivência do ser humano no planeta, está diretamente relacionada com a questão do lixo urbano. A problemática do lixo, se agravada, entre outros fatores, pelo acentuado crescimento demográfico, especialmente nos centros urbanos, resultantes do êxodo rural e da falta de um planejamento familiar, por isso abordaremos nesse trabalho o assunto sobre a coleta seletiva.

Fala-se muito a respeito de meio ambiente atualmente. Porém, poucos sabem, na prática, que importância tem. Para Sato (2003, p. 21):

“Meio ambiente é o meio (ou lugar) onde todo ser vivo habita, seja uma árvore ou o homem. A árvore precisa do solo e clima ideais de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.5 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com