TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM

Por:   •  22/11/2012  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 6

CURSO ENGENHARIA CIVIL

1° Semestre B

Capitulo 3

1.Explique o papel do administrador nas empresa modernas.

R: Atualmente o papel do administrador é ser dinâmico, mutável, flexível e adaptável, pois este desempenha diversas funções em cada nível organizacional, com o objetivo de atingir resultados com os recursos disponíveis, como supervisor de primeira linha situado no nível operacional da empresa, precisa estar mais voltado para rotinas, normas e procedimentos responsáveis por regular a atividade dos seus subordinados que executam tarefas ou então lidam com as tecnologias utilizadas pela empresa. Como gerente, situado no nível intermediário da empresa, precisa estar mais voltado para a elaboração de planos táticos, organização de diferentes atividades, direção de determinados órgãos, departamentos ou unidades da organização e para o controle dos resultados departamentais. Como diretor, situado no nível estratégico ou institucional da empresa, precisa estar voltado para as demandas do ambiente externo e para a adequação da empresa como um todo às oportunidades que ele deve entrever e às ameaças e contingências que ele precisa pressentir nesse ambiente, tendo em vista as forças e limitações de sua empresa.

2.Descreva as competências do administrador.

R: Competências podem ser definidas como um conjunto de habilidades, conhecimento e sabedoria para se fazer algo dentro das organizações. Conhecimento: significa o saber acumulado pela aprendizagem, hoje em dia, representa a maior riqueza organizacional. Cabe ao administrador aprender cada vez mais, buscar novas informações e adquirir cada vez mais conhecimento o transmitindo e procurando sempre aprender. Habilidades: é o saber fazer, é a capacidade de aplicar o conhecimento adquirido seja na solução de problemas, na melhoria da situação ou em inovação para fazer algo completamente novo e diferente. Exigem uma visão ampla, sistêmica e global da situação. Trabalhando em equipe tendo uma liderança sabendo motivar seus companheiros e gerando uma comunicação entre a equipe. Julgamento: é o saber analisar cada situação analisando o que, como, quando e por que fazer algo. Obter dados e informação a respeito e ter espírito crítico suficiente para ponderar com equilíbrio, definir prioridades e tomar decisões a respeito. Sabendo avaliar a situação, julgar os fatos, definir prioridades. E atitude: é o saber fazer acontecer, saber assumir riscos, analisar o ambiente, propor estratégias em busca de objetivos.

3. Quais são as habilidades do administrador?

R: Habilidade técnica, Habilidade humana, Habilidade conceituais.

4.Explique as habilidades técnicas .

R: Habilidades técnicas: (caracteriza-se no nível operacional, habilidade de execução) é a habilidade de se fazer coisas concretas, utilização de métodos, conhecimentos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de tarefas específicas com base em seus conhecimentos e experiência profissional. Como o desenvolvimento de um projeto, elaboração de um plano, desenho de um layout de produção.

5.Explique as habilidades humanas.

R: Habilidades humanas: (caracteriza-se no nível intermediário, habilidade de gerenciamento, táticas ou departamentais) Capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, saber comunicar, ouvir, compreender suas necessidades, atitudes e motivações, desenvolvendo uma liderança carismática, ensinando, orientando e estimulando-as, motivando-as continuamente.

6. Explique as habilidades conceituais

R: Habilidades Conceituais: (caracteriza-se no nível Institucional, habilidade de pensar e diagnosticar) Capacidade de lidar com ideias e desenvolver métodos, filosofias, valores, princípios que permitem saber onde chegar.

7. Como as habilidades se distribuem nos níveis organizacionais?

R: Nos níveis inferiores, os chefes e supervisores precisam somente de habilidade técnica para lidar com as tarefas concretas do dia-a-dia.

Nos níveis mais altos, os executivos precisam gradativamente de habilidades conceituais para decidir sobre o destino e estratégia de sua organização .

8. Quais as diferenças entre empreendedor, gerente e líder?

R: Cada um apresenta um perfil diferente, porém um administrador pode atuar como empreendedor, como gerente ou líder.

Empreendedores são criadores de negócios, pessoas que quebram barreiras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com