TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 5° Semestre Ciências Contábeis - Faculdade Anhanguera

Por:   •  18/9/2013  •  2.722 Palavras (11 Páginas)  •  1.033 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Professor EAD: Prof. Msc. Juliana Leite Kirchner

Tutor EAD: Profª. Eionyr Morais Barbosa

KAMILA DE OLIVEIRA E SILVA RA 3355563331

LUIS MARCIO DO AMARAL RA 2306324968

MARCUS HENRIQUE DE SOUSA RA 2307304367

PAULA AMORIM DA SILVA RA 2626482398

TAÍS FERNANDA ALVES DE OLIVEIRA RA 1299440271

PINDAMONHANGABA

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO

2. PRODUTO INTERNO BRUTO

3. A CURVA DE LORENZ

4. BRICS

5. IDH

6. CONCLUSÃO

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO

As medidas de desenvolvimento econômico apresentam-se de três formas – o Índice de Gini, a Curva de Lorenz e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) -, mas, reconhecendo, desde logo, que diversos outros índices e indicadores podem ser utilizados para qualificar o tipo de desenvolvimento e a comparação com outros países ou regiões. O Brasil, a Rússia, a Índia e a China são considerados os quarto países mais emergentes do mundo. Para fazer referencia a esses países, o banco de investimentos Goldman Sachs criou o termo BRIC, um acrônimo, ou seja, uma palavra formada pelas primeiras letras dos nomes dos países, que deve ser pronunciado como uma sílaba, não letra por letra.

Analisaremos a ascensão das economias do BRIC, a sua importância crescente para a economia global e as tendências que moldarão o seu desempenho.

Produto Interno Bruto (PIB)

(Produto Interno Bruto) é a soma de todos os serviços e bens produzidos num período (mês, semestre, ano) numa determinada região (país, estado, cidade, continente). O PIB é expresso em valores monetários (no caso do Brasil em Reais). Ele é um importante indicador da atividade econômica de uma região, representando o crescimento econômico. Vale dizer que no cálculo do PIB não são considerados os insumos de produção (matérias-primas, mão-de-obra, impostos e energia).Existem 3 tipos de PIB: Agrícola, industrial e de serviços.

A Fórmula para o cálculo do PIB de uma região é a seguinte:

PIB = C+I+G+X-M.

Onde, C (consumo privado), I (investimentos totais feitos na região), G (gastos dos governos), X (exportações) e M (importações).

O PIB per capita (por pessoa), também conhecido como renda per capita, é obtido ao pegarmos o PIB de uma região, dividindo-o pelo número de habitantes desta região.

No ano de 2011 o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil cresceu2,7% sobre o ano anterior. Foi um crescimento abaixo do potencial da economia brasileira. O crescimento do PIB em 2011, segundo economistas, foi afetado pela crise econômica nos Estados Unidos e na Europa. O crescimento do PIB também foi prejudicado pela política contra inflação adotada pelo Banco Central, que elevou as taxas de juros (Selic), desestimulando consumo.

O Índice de Gini

Desenvolvido pelo matemático italiano CorradoGini, o Coeficiente de Gini é um parâmetro internacional usado para medir a desigualdade de distribuição de renda entre os países.

O coeficiente varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo do zero menor é a desigualdade de renda num país, ou seja, melhor a distribuição de renda. Quanto mais próximo do um, maior a concentração de renda num país. O índice Gini é apresentado em pontos percentuais (coeficiente x 100).

Essa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com