TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTATÍSTICA APLICADA AS ENGENHARIAS

Ensaios: ESTATÍSTICA APLICADA AS ENGENHARIAS. Pesquise 807.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA

ESTATÍSTICA APLICADA ÀS ENGENHARIAS

Sérgio Santana dos Santos Duarte

Prof.ª Maria José Pereira Dantas

Probabilidade e Estatística

Goiânia

2013

SUMÁRIO

1. INTRUDUÇÃO . . . . . . . . pg 03

3. DESENVOLVIMENTO . . . . . . . pg 04

4. CONCLUSÃO . . . . . . . . pg

5. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA . . . . . pg

1. INTRODUÇÃO

Através da aplicação de forma eficiente dos princípios científicos o engenheiro busca resolver problemas que interessam a sociedade, através de processos existentes ou através de novos projetos, sempre atendendo às necessidades da comunidade através de métodos adequados na formulação e resolução dos problemas.

Para isto deve-se ter uma definição especifica do problema, identificando os fatores envolvidos encontrando um modelo científico do fenômeno a ser avaliado. Após está identificação será realizado experimentos com coletas de dados e testes avaliativos dos resultados.

Após os resultados obtidos procura-se a resposta mais adequado na solução do problema. Ao se estabelecer uma resposta o engenheiro irá estuda-la verificando os resultados obtidos, fazendo as adequações necessárias ou até mesmo procurando outras soluções.

Neste estudo o engenheiro irá utilizar a estatística e a probabilidade, que auxiliará na coleta de dados, analise e o uso adequado para auxiliar na tomada de decisão. Onde através deste método será possível entender a variabilidade do fenômeno, verificando como cada variável se comporta fenômeno em questão.

Para este estudo é necessário a coleta de dados, onde quase sempre é uma amostra retirada de uma determinada população, podendo ser através de um estudo observacional ou experimento planejado, classificados como dados primários.

No estudo observacional o objeto de estudo é observado somente, obtendo os dados de acordo com a disponibilidade. Já no experimento planejado o pesquisador realiza variações propositais nas variáveis controladoras, analisando a variável dependente, procurando uma melhor adequação ao resultado esperado.

Outra forma de obter os dados é através de uma pesquisa já realizada, através de dados secundários, analisando os dados obtidos por uma terceira pessoa, e analisando o que ainda não foi verificado.

2. DESENVOLVIMENTO

Os métodos estatísticos e probabilísticos auxiliam no entendimento da variabilidade através de sucessivas observações de um sistema, onde não produzem exatamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com