TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JAMES CLECK MAXWELL

Por:   •  16/2/2014  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 4

James Clerk Maxwell

Nasceu na cidade de Edimburgo no dia 13 de Junho de 1831, um dos mais importantes físicos e matemáticos da Inglaterra.

É conhecido por finalizar a teoria moderna do eletromagnetismo mostrando que existe relação entre a eletricidade, o magnetismo e a óptica. Mostrando que os campos elétricos, magnéticos se propagam a velocidade da luz.

Seus trabalhos sobre a eletromagnetividade foi importante para os estudos de Einstein sobre a relatividade restrita.

Vida

Maxwell vem de uma família de classe média, seu pai John Clerk Maxwell exercia a profissão de advocacia.

James foi o nome de todos os ancestrais masculinos da família Maxwell e James foi o único filho que restou a ao o casal que já havia perdido uma primeira filha chamada Elizabete. Os pais de James não se conheceram antes do casamento como o que era incomum na época.

Maxwell cresceu no campo aonde sua família tinha uma vasta extensão de terras, em 1839 e constatado o falecimento da mãe do mesmo Frances Maxwell abalando toda a família, mas depois de alguns anos Maxwell se forma em Filosofia Natural (Física), Filosofia Moral e Filosofia Mental na Universidade de Edimburgo. E nessa época que ele realiza os seus primeiros estudos sobre o eletromagnetismo, realizou um artigo puramente matemático em 1854 e apresentou na Universidade de Cambridge.

Em 1856 Maxwell se torna professor em Aberdeen e ganha a medalha Rumford pelas investigações sobre o daltonismo e a percepção de cores.

Em um dos seus trabalhos sobre física ele revela que a explicação de Clausius não eram aceitável e propôs uma nova, resultando assim a distribuição de Maxwell-Boltzmann.

Em 1860 foi nomeado professor em um colégio em Londres e começou a participar da Royal Society.

Em 1865 com a morte de seu pai Maxwell se aposenta para cuidar das propriedades de sua família, mas continua realizando seus estudos na física.

Em 1870 publica o livro A teoria do calor que dá forma a termodinâmica, já no ano de 1871 é convidado há conduzir um laboratório em Cambridge supervisionando toda a construção.

Em 1873 Maxwell publicou o Tratado sobre Eletricidade e Magnetismo, livro que continha todas as suas ideias sobre este tema. Ele estava preparando uma revisão abrangente deste tratado com as suas novas descobertas neste tema quando morreu em Cambridge prematuramente de cancro do abdómen. Foi enterrado em Parton Kirk, na Escócia.

Obras

Maxwell fez modificações na lei de Gauss que estabelece a relação entre o fluxo de campo elétrico que passa através de uma superfície fechada com a carga elétrica que existe dentro do volume limitado por esta superfície. A lei de Gauss é uma das quatro Equações de Maxwell, juntamente com a lei de Gauss do magnetismo, a lei da indução de Faraday e a lei de Ampère-Maxwell.

Também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com