TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De PH

Por:   •  16/6/2013  •  1.813 Palavras (8 Páginas)  •  3.277 Visualizações

Página 1 de 8

UNIC- UNIVERSIDADE DE CUIABÁ

FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

MEDIÇÕES DE pH

Cuiabá/MT

Maio/2013

UNIC- UNIVERSIDADE DE CUIABÁ

FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Discente:

Adailson Silva Trindade

MEDIÇÕES DE pH

Cuiabá/MT

Maio/2013

OBJETIVO

Obter o valor do pH de cada reagente e determinar se é ácido ou base.

2. RESUMO

Na aula de medições de pH foi realizado dois experimentos com a finalidade de determinar se o reagente é ácido ou base. Os meios para determinar um reagente ácido-base foi papel indicador universal, mesmo não sendo uma medição precisa, é o suficiente para determinar se é base ou ácido, o outro meio foi o pH-pHmetro, que indica os valores precisos da medição dos reagentes.

3. INTRODUÇÃO

O pH serve para determinar se um reagente é acido ou base. Ácidos têm sabor azedo, como é possível perceber ao se provar. Os ácidos estão sempre presentes no dia a dia do ser humano, como, por exemplo, o vinagre, o limão e outras frutas cítricas que contêm ácido cítrico.

Os ácidos formam uma solução aquosa condutoras de energia e podem mudar a cor de certas substâncias. Eles se ionizam produzindo como íon positivo o hidrogênio da solução, indicando se esta é base ou ácido. Também são muitos usados nas indústrias químicas para a produção de materiais. Em particular o acido sulfúrico que e um dos primeiros colocados em uso industrial.

As medições do pH, é feito em um aparelho chamado peagâmetro, podendo ser encontrado em clínicas, universidades, laboratórios químicos, farmácias de manipulação entre outros. A medição pode ser feita também, de outra maneira, porém, menos precisa, com uso do papel indicador, o qual ao ser emergido em uma substância desconhecida altera sua cor original, e conforme a tabela da caixinha do fabricante (Figura 6.2), esta indicará o valor do pH. Para saber se a substância é ácido ou base, sua cor deve ser comparada as cores na tabela da caixinha (Figura 6.2), onde nesta possui o valor do pH junto da cor. Sendo seu pH menor que 7, a substância é ácida. Sendo maior que 7, a substância é base. Uma substância neutra deve conter um pH 7.

4. MATERIAIS E MÉTODOS

4.1 Materiais Utilizados

6 Béqueres

Pipeta Graduada

6 Vidros de Relógio

Peagâmetro

Papel Indicador Universal

Tabela Indicadora de pH

4.2 Reagentes Utilizados

Solução 0,1 M de HCL

Solução 0,1 M de CH_3 COOH

Solução 0,1 M de CH_3 COONa

Solução 0,1 M de NaOH

Solução 0,1 M de NaHCO_3

Solução 0,1 M de NH_4 OH

5. Procedimento Experimental

Para saber-se os reagentes eram ácidos ou bases, utilizou-se dois métodos de medições de pH. O primeiro utilizado foi o Papel Indicador Universal, onde introduziu-se dentro de seis vidros de relógio, o qual cada um possuía um reagente diferenciado. Ao encostar o Papel Indicador Universal no reagente, automaticamente, sua cor alterava, em seguida comparou-se a cor obtida com as cores expostas em uma tabela (Figura 5.1) onde foi obtido o índice de pH do reagente e se sua solução era ácido ou base.

Figura 5.1

Não e possível obter-se um resultado preciso com o Papel Indicador Universal, fez-se outra medição com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com