TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório pH

Por:   •  8/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 4

3.6.Resultados:

Parte I – Propriedades redutoras dos metais[pic 1]

a)Sódio: Foi observado, que após o 1sódio ter sido imerso na 2fenoftaleina com a água destilada, sua 5coloração muda rapidamente e de forma brusca para um rosa forte (ou seja, é um meio básico), alem de possuir fases quebradas (3heterogenio). Com essa velocidade rápida, percebe-se que existe um poder oxidante maior, o meio básico termina oxidando (reage com o H2O). Além dele liberar H2 e com isso uma fumaça, que expeli seu odor característico; o sódio também possui uma densidade baixa.  

Na + H2O -> NaOH + H2[pic 2]

Água + sódio = hidróxido de sódio +hidrogênio (gás liberado)[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

b)Magnésio: Foi observado que, após o magnésio ser 4lixado e imerso na água destilada com a 2fenoftaleina, a 5coloração do magnésio mudou para rosa (meio básico). A velocidade da mudança foi menos brusca que a do sódio e mais rápida que a do alumínio, ou seja, a mudança ocorreu em uma velocidade considerada média, com isso o poder oxidante foi médio.

[pic 7]

c)Alumínio: Foi observado, que após ser colocado um pedaço de alumínio, dentro de um recipiente com água destilada e fenolftaleína, a 5coloração não mudou (ou seja, o meio é ácido ou neutro) . Mesmo cumprindo o prazo de 5 minutos exigidos pelo manual, o alumínio não reagiu com a água. Ele pode vim a reagir após algum tempo, porém demorará muito. Isso significa que sua velocidade de reação é super baixa, com isso o seu poder oxidante também é muito baixo. O alumínio não chegou a reagir com o H2O.

 

Parte II – Caráter oxidante dos halogênios[pic 8][pic 9]

a)Obtenção de bromo:

A mistura do brometo de sódio (NaBr), com o solvente orgânico (ciclo hexano) e sua primeira agitação, resultou em um sistema 3heterogenio de duas fases, onde as duas eram incolores, porem ainda era clara a sua separação de substancias. Após a mistura de água de cloro à substância e a segunda agitação, foi notável que o sistema incolor passou a ser de cor amarelada, contudo o sistema continuou heterogêneo. Sendo a primeira faze um amarelo mais fraco e a segunda um amarelo mais “forte”.

NaBr + Solvente orgânico -> 

[pic 10][pic 11]

b)Obtenção do iodo:

A mistura de iodeto de sódio (Nal), com o solvente orgânico e sua primeira agitação, resultou em um sistema 3heterogenio de duas fases, onde a primeira era incolor e a segunda também era incolor. Após o acréscimo da água de cloro e a segunda agitação, a substancia resultou em um sistema 3heterogenio, ainda de duas fases, onde a primeira cor era rosa e a segunda amarelo escuro. Porém as duas substancias continuaram claramente separadas.

NAI + Solvente orgânico -> H2o  (rosa)

                                       -> NaI   (amarelo)

Observação: Tanto no experimento a, quanto no experimento b, nota-se, que tanto depois da primeira agitação, quanto da segunda, os líquidos não se separam. Isso significa que os líquidos são 6imiscivei entre si.

1 O sódio é conservado em querosene, pelo fato dele ser muito reativo. Assim ele não reage com o oxigênio do ar. Em contato com a pele produz queimaduras. Se uma grande quantidade de sódio reagir com a água ou co o oxigênio, pode ocorrer grandes explosões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (370.9 Kb)   docx (946.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com