TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE DIVERSIFICAÇÃO

Por:   •  25/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 4

TIPOS DE DIVERSIFICAÇÃO

A diversificação é uma abordagem estratégica que adopta diferentes formas. Dependendo do critério de aplicação, existem diferentes classificações.

Kupfer & Hasenclever (2002) apresentam as principais características das 4 alternativas para o processo de diversificação. Estas alternativas são baseadas na proximidade entre as atividades originais da empresa e as suas novas atividades, bem como no grau de similaridade das respectivas atividades.

a) Diversificação Horizontal:

* Os produtos introduzidos estão relacionados aos produtos originais da empresa;

* Os canais de distribuição dos novos produtos são praticamente os mesmos dos produtos originais, o que facilita a exploração da marca para os diversos produtos;

* A diversificação tem por objetivo economias de escopo – as empresas passam a utilizar equipamentos multipropósito;

* Há flexibilidade operacional, por meio de sistemas intercambiáveis;

* Menor vulnerabilidade à oscilação da demanda

b) Diversificação (Integração) Vertical:

* A empresa assume o controle sobre diferentes estágios da cadeia produtiva, seja a jusante (controle sobre fornecedores, por exemplo) ou a montante (controle sobre clientes); *Há alguns condicionantes tecnológicos que favorecem tal processo (interconexão dos membros da cadeia produtiva e interdependência de atividades técnicas); *Há alguns condicionantes econômicos que favorecem tal processo (ganhos provenientes de redução nos custos de produção, estoques, transporte de materiais, aumento de eficiência e economias de escala e escopo); *Cria uma proteção contra a concorrência potencial de novos produtores (barreiras à entrada de concorrentes); *Torna a empresa mais sensível à instabilidade dos mercados em que atua, diminuindo sua flexibilidade.

c) Diversificação Concêntrica:

*Exploração do núcleo de competências essenciais da empresa, envolvendo entrada em novos mercados diferentes dos originais;

*Não reforça as barreiras de entrada;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com