TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade Ciencias Social E Responsabilidade Social E Maio Ambiente

Por:   •  14/10/2014  •  4.354 Palavras (18 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 18

CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

2º SEMESTRE

DISCIPLINAS:

• ECONOMIA

• TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

DESAFIO PROFISSIONAL

“Soluções para o novo cenário de modelo em gestão da Indústria de Bebidas Pira”

TUTOR: LUCIANE JAQUES

ALUNOS

ERONILDO RODOLFO LOPES RA 9360295340

ALDENEIDE HELENA DA SILVA RA 9369298691

DAIANA LIMA DIAS RA 8741115939

Osasco 15 - Setembro – 2014

Sumário:

Resumo 3

Conteúdos de uma empresa familiar 4

Introdução 5

Diagnostico da Consultoria 6

Diagnostico da Consultoria 7

Propostas a serem utilizadas 7

Propostas a serem utilizadas 8

Organograma 9

Conclusão 10

Processos para fabricação da cachaça 11

Processos para fabricação da cachaça 12

Processos para fabricação da cachaça 13

Bibliografia 13

Bibliografia 14

Bibliografia 15

Resumo

O processo de globalização, desencadeado pela revolução digital, tem causado um impacto enorme na estrutura trabalhista do sistema econômico capitalista e um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas familiares é o processo sucessório. Assim como na maioria das empresas familiares a Indústria de Bebidas Pira não projetou um plano de sucessão.

Com isso há necessidade durante o processo sucessório de promoção do ajuste de papéis, tendo como ponto central a transferência de experiência, de liderança, de autoridade e poder de tomada de decisão.

Especificamente, o fundador mover-se-ia do papel de ser o único líder da empresa para uma posição de membro conselheiro, sendo o principal instrutor de seu sucessor.

Diversos fatores têm sido apontados como cruciais para uma boa sucessão: a seleção e o treinamento do melhor candidato, o planejamento estratégico da sucessão, a experiência profissional prévia do sucessor na empresa, e fundamentalmente, o envolvimento do fundador no planejamento sucessório e de seu papel de mentor.

Conteúdos de uma empresa familiar

Uma empresa familiar deve possuir regras claras sobre os procedimentos e, acima de tudo, usar profissionalismo na gestão dos negócios. Principalmente na tomada de decisões para que a empresa não seja prejudicada. Aproveitar os pontos positivos as relações familiares proporcionam pode ajudar no processo.

Embora desconhecido e ignorado e longe de ser uma organização retrógrada, a empresa familiar, em suas diversas formas administrativas – tanto tradicional, híbrida ou até mesmo a de influência familiar –, apresenta grande participação e importância frente ao quadro empresarial.

Nesse sentido, quando se consulta a literatura especializada, percebe-se, por exemplo, de acordo com Lethbridge (1997), que em nível mundial, empresas controladas e administradas por familiares são responsáveis por mais da metade dos empregos e, dependendo do país, geram de metade a dois terços do PIB. Essas estimativas são enquadradas como muito conservadoras, uma vez que o Brasil apresenta entre seis e oito milhões de empresas, 90% das quais são empresas familiares (RICCA, 2007).

Dentre as coisas que os seres humanos consideram de maior importância podem-se destacar a convivência com sua família e o desempenho de suas atividades trabalhistas. A empresa familiar tem a interessante possibilidade de agrupar essas duas necessidades, tornando o trabalho mais harmonioso e produtivo. Nesse sentido, quando os vários cargos são preenchidos com integrantes da própria família, facilita-se o desenvolvimento da empresa em razão de o interesse tornar-se unificado e os investimentos, incluindo os sacrifícios pessoais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com