TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL TEORIA DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS, RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIEMTE

Pesquisas Acadêmicas: DESAFIO PROFISSIONAL TEORIA DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS, RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIEMTE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  1.471 Visualizações

Página 1 de 5

INDRODUÇÃO

O trabalho em questão apresenta um processo de adoção de práticas sustentáveis para a Empresa L&Construção.

A empresa deseja valorizar sua marca, aumentar seus lucros e manter a competitividade no mercado.

Apresento um programa de sustentabilidade para a Empresa L&Construção, um desenvolvimento sustentável que está fundamentado em três dimensões:

A primeira dimensão, a econômica, supõe o aumento de eficiência da produção e do consumo com economia crescente de recursos naturais, com destaque para recursos permissivos com as fontes fosseis de energia e os recursosdelicados e mal distribuídos, como a água e os minerais. Trata-se daquilo que alguns denominam como eco eficiência, que supõem uma continua inovação tecnologia que nos leva a sair do ciclo fóssil de energia (carvão, petróleo e gás) e a ampliar a desmaterialização da economia.

A segunda dimensão do desenvolvimento sustentável normalmente citada é a ambiental. Ela supõe que o modelo de produção e consumo seja compatível com o material em que se assenta a economia, como subsistema do meio natural. Trata-se, portanto, de produzir e consumir de forma a garantir que os ecossistemas possam manter sua auto reparação ou capacidade de resiliência.

A terceira é a social. Uma sociedade sustentável supõe que todos os cidadãos tenham a mínimo necessário para uma vida digna e que ninguém absorva bens, recursos naturais e energéticos que sejam prejudiciais a outros. Isso significa erradicar a pobreza e definir o padrão de desigualdade aceitável, delimitando limites mínimos e máximos de acesso a bens materiais. Em resumo implantar a velha e desejável justiça social.

DESENVOLVIMENTO

01

Impactos da construção civil para o meio ambiente

O setor da construção civil tem papel fundamental no desenvolvimento de país, e desta forma se torna a peça chave para o atendimento dos objetivos globais do desenvolvimento sustentável. A indústria da construção civil é uma das atividades humanas que mais consome recursos naturais. Estima-se internacionalmente que entre 40% e 75% dos recursos naturais existentes são consumidos por esse setor, resultando assim em uma enorme geração de resíduos. Só no Brasil, a construção civil gera cerca de 25%do total de resíduos da indústria.

A cadeia produtiva da construção tem peso grande também em termos de emissões de carbono. As edificações respondem por 40% do consumo global de energia e por até 30% das emissões globais de gases de efeito estufa relacionadas ao consumo energético.

02

FOCO ECONOMICO

Objetivo Ação Resultados esperados

Reduzir o consumo de Energia A. Utilizar maquinas e equipamentos novos de baixo consumo. Reduzir o consumo excessivo de energia.

B. Na Iluminação Artificial; Substituição de lâmpadas “quentes” por lâmpadas “frias” a fim de economizar energia.

C. Produzir painéis solares; Reduz o consumo de energia elétrica.

Reduzir o consumo de água potável A. Instalação coletora de água da chuva nos telhados “Cisternas”; Aproveitamento da água da chuva, para irrigação do jardim, descarga dos banheiros e etc.

B. Instalação de torneiras com fechamento automático; Diminuição do consumo de água.

C. Palestras e orientações; Conscientização dos funcionários quanto a necessidade da economia de água.

Um aspecto para conservar o Meio Ambiente é economizar energia elétrica, pois é a água que produz energia, e a água é um recurso natural que esta cada vez mais escassa.

Sempre que puder economizar, economize, pois é com gestos pequenos que ajudaremos a conservar o meio ambiente e ainda economizar financeiramente.

03

Sugestões de praticas sustentáveis:

FOCO AMBIENTAL

Objetivo Ação Resultados esperados

Evitar

Enchentes/Alagamentos A. Implantar reservatórios (piscinões) para retenção das águas da chuva; Contribuir para a reter água nos terrenos evitando enchentes.

B. Cobertura verdes (construções tradicionais cobertas de telhas são substituídas por vegetação); Diminuir parte das águas de chuva que poderiam alagar bueiros.

C. Construção de poços de armazenamento de água de chuva; Reaproveitar a água para vários fins, economizar água.

Reciclar A. Transformar entulhos em matéria prima; Reduzir o armazenamento de entulhos em áreas urbanas.

B. Separar resíduos (Papelão, plástico

etc.); Reduzir geração de resíduos evitando os impactos ambientais.

C. Formar parceria com indústrias de reciclagem; Geração de empregos e renda.

Diversas organizações começaram a pensar sobre a sustentabilidade e associar a sua imagem e marca com ações voltadas para a responsabilidade sócio-ambiental. Bancos, empresas automobilísticas, indústrias, estatais e companhia de diferentes portes e segmentos aderiram a essa prática. Como resultado, o tema tornou-se papo presente para empresas e consumidores, configurando-se num posicionamento de ética e transparência para quem a adota.

04

FOCO SOCIAL

Objetivo Ação Resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com