TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1ª Etapa Eletricidade E Eletronica

Trabalho Universitário: 1ª Etapa Eletricidade E Eletronica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório Parcial 1 – Campo, Potencial e Diferença de Potencial.

Passo 1 - Fundamentos da Eletrostática (Resumo):

Para entender claramente a eletrostática é necessária uma compreensão do átomo, que se trata de uma partícula da matéria. O átomo é composto por prótons, elétrons e neutros. Os prótons são as cargas positivas e ficam concentrados dentro do núcleo do átomo, o neutro é uma carga neutra também concentrada dentro do núcleo, e o elétron representa as cargas positivas, e ficam em torno do núcleo divididos em camadas. Conforme pode ser visualizado na figura 1.

Figura 1 – Átomo

Os elétrons têm níveis de energia diferentes, que é proporcional a distancia em que esta do núcleo, os níveis de energia de elétrons em camadas mais afastadas do núcleo são maiores que os elétrons em camadas mais próximas ao núcleo. Os mais afastados tem níveis de energia maiores, situados na ultima camada são denominados elétrons de valência. Quando mais deslocados estão os elétrons do núcleo, sofrem menos atração dos prótons localizados no núcleo, nestas condições ao serem aplicados uma energia suficiente ao átomo alguns dos elétrons de valência abandonaram o átomo. Este são chamados de elétrons livres, é o movimento deles responsável pela produção de corrente elétrica em um condutor. Em cada camadas do átomo pode conter um numero máximo de elétrons, denominado cota de elétrons. E cada camada pode ser divindade em subcamadas.

É possível transferir elétrons de um corpo para o outro, pois certos átomos conseguem receber elétrons enquanto outros conseguem ceder eletros. Nesta situação a distribuição igual de cargas positivas e negativas deixa de ocorrer, e um corpo conterá excesso de elétrons e terá uma polaridade negativa e outro conterá excesso de prótons e terá uma polaridade positiva. Um par de corpos com uma mesma carga elétrica (positiva ou negativa) tem cargas iguais. Quando possuem diferentes cargas (positiva e negativa), têm cargas opostas. Se duas cargas iguais (positiva ou negativa) forem colocadas próximas as cargas se repeliram. Se duas cargas diferentes (positiva e negativa) forem colocadas próximas as cargas se atraem. Esta força pode ser determinada pela lei de Coulomb.

A energia é capacidade de realizar trabalho. O posicionamento do acumulo de cargas negativas em um ponto e o acumulo de cargas positivas em outro ponto é denominado diferença de potenciais entre terminais. Se houver um ligamento entre os dois pontos, o acumulo de energia do terminal negativo será atraído pelo ponto positivo e terá energia suficiente para atingir o ponto positivo. A tensão indica a quantidade de energia envolvida no movimento de uma carga entre dois pontos.

A corrente continua engloba os sistemas elétricos em que há um fluxo de carga unidirecional. Estas correntes são divididas em três categorias:

• Baterias: É a combinação de duas ou mais celular similares. Uma celular é uma unidade fundamentação de geração de energia elétrica através da conversão de energia química ou solar. As celular são categorizadas em primarias (não recarregável) ou segundarias (recarregáveis).

• Geradores: É um eixo que gira em uma velocidade nominal por através de uma força mecânica. O valor nominal de tensão aparece em um termina.

• Fontes de Alimentação: Mantem sempre uma tensão fixa entre seus terminais, mesmo que o alimentador elétrico da fonte tenha variação.

Ha diversos condutores e isolantes, alguns melhores outros nem tanto, porem qualquer material pode conduzir energia. O cobre é o condutor mais utilizado e condução é o padrão utilizado para cálculos das condutividades elétricas.

Os Semicondutores são o intermédio entre condutores e isolantes, e são caracterizados por terem um coeficiente negativo de variação com a temperatura.

Passo 2:

1. De

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com