TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Eletricidade E Eletronica Etapa 01

Casos: ATPS Eletricidade E Eletronica Etapa 01. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1- passos 1 e 2.

Eletrostática

A eletrostática é uma área da eletricidade que estuda o comportamento e as propriedades das cargas elétricas que estão, geralmente, em repouso.

Esse tipo de eletricidade é conhecido como eletricidade estática e encontra-se em toda parte, sendo seus efeitos perigosos quando não há o devido conhecimento.

Existem dois importantes princípios da eletrostática:

 Princípio da atração e repulsão: demonstra que cargas elétricas de mesmo sinal se repelem e de sinal contrário se atraem.

 Princípio da conservação das cargas elétricas: em um sistema isolado eletricamente, a soma das cargas elétricas continua constante, mesmo que sejam alteradas as quantidades de cargas do sistema.

Quantidade de carga de um corpo

A quantidade de carga elétrica é dada por:

Q = n. e, Onde: Q – quantidade de carga.

N = nº de prótons ou elétrons em excesso ou em falta

E = carga elementar ( e = 1,6 x 10 elevado a - 19 C )

Processo de eletrização

• Por atrito – Os corpos ficam eletrizados em quantidades iguais com cargas diferentes;

• Por contato – Um corpo inicialmente neutro e colocado em contato com um corpo carregado, após o contato, os corpos ficam carregados com cargas de mesmo sinal, e a quantidade depende do tamanho do corpo;

• Por indução eletrostática- Nesse processo o corpo neutro chamado de Induzido, fica eletrizado com cargas contrárias ao corpo carregado (Indutor).

1. De que se constituem as cargas elétricas?

Na natureza aparecem cargas de dois tipos, convencionalmente designados como positivo e negativo, para distinguir duas formas de interação entre partículas. Duas partículas que tem cargas iguais (ambas positivas ou ambas negativas) interagem com repulsão uma à outra; duas partículas com cargas diferentes (uma positiva e outra negativa) interagem por atração uma com a outra. A intensidade da interação é determinada pela lei de Coulomb. A unidade natural de carga negativa é a carga de um elétron, a qual é igual, mas de efeito contrario a carga positiva do próton. Em larga escala, a matéria, que é formada por um numero igual de elétrons e prótons é eletricamente neutra. Se há um excesso de elétrons o corpo esta carregado negativamente, já uma deficiência de elétrons resulta numa carga positiva. Um fluxo de partículas carregadas, especialmente um fluxo de elétrons, constitui uma corrente elétrica. A carga elétrica mede-se em coulombs, sendo a carga do elétron

e = 1,6. 10-19 coulombs.

2. Sobre o que trata a Lei de Coulomb? Dê um exemplo para ilustrar sua resposta.

A Lei de Coulomb trata da força de interação entre as partículas eletrizadas, as partículas de mesmo sinal se repelem e as de sinais opostos se atraem.

Essa lei estabelece que "a força de atração ou repulsão entre dois corpos carregados é diretamente proporcional ao produto de suas cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância"

F = K . q1 . q2

Onde:

• F

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com