TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Eletricidade E Eletrônica Etapa 1

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Eletricidade E Eletrônica Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório 1: Fundamentos da Eletroestática.

A eletroestática é uma parte da física que estuda as propriedades e a ação mútua das cargas elétricas em relação a um sistema inercial de referência . Na eletroestática podemos citar dois princípios básicos, o princípio da atração e da repulsa.

Uma experiência fácil e rápida de fazer para testar o princípio da atração e da repulsa é a de pedaços de papel no pente, como fazer? Pique um pedaço de papel em vários pedaços, logo após pegue um pente de cabelo e esfregue em seu cabelo limpo e ceco. O resultado é a atração do papel no pente, isso pode ser denominada carga elétrica.

Isso prova que prótons e elétrons se atraem, da mesma maneira que os prótons repelem os prótons e o elétrons repelemelétrons. Como prótons e elétrons se comportam de maneira diferente, para identificarmos eles em uma equação atribuiu-se o sinal de positivo aos prótons (P+ ou p+) e o sinal de negativo aos elétrons (N- ou n-).

As cargas elétricas constituem na falta ou na sobra de apenas um elétrons em um corpo, ou seja, quanto mais sobrarem ou faltarem elétrons em um corpo, maior será seu favor de na eletricidade.

**A lei de Coulomb (C) trata que a intensidade da força entre duas cargas elétricas é diretamente proporcional ao produto de módulos das cargas elétricas e inversamente proporcional ao quadrado da distancia. Onde:

F é a força elétrica entre as cargas

K é a constante eletroestática no vácuo (Ko=9x10a nona N.m²/C²)

Q carga elétrica

D distancia

Unidades no Sl

Cargas Q¹ e Q² Coulomb (C).

Distancia d Metros(m)

Força elétrica F newton(N)

Constante eletroestática k N.m²/C².

Podemos concluir que, os opostos se atraem, onde prótons repelem prótons e elétrons repelem elétrons, porem prótons sempre atraíram os elétrons.

**Citação no site www.brasilescola.com.br/fisica/coulomb.htm

O campo elétrico é a força de atração ou repulsão existente entre dois corpos eletrizados, pode ser gerado através de falta ou sobra de prótons ou elétrons em um corpo de prova.

Potencial elétrico ou eletrostático é a propriedade de um campo elétrico que não necessita de um corpo carregado no campo, ele pode ser medido por volts, joules ou coulombs.

Podemos sim afirmar que DDP (Diferença de potencial) é o mesmo que Tensão elétrica, são a mesma grandeza porém com denominações diferentes representadas pela letra (V). Ex de DDP é quando dois pólos distintos estão em desequilíbrio, dessa maneira começam a se movimentar para reestabelecer o equilíbrio gerando corrente elétrica. Quanto maior for a DDP maior será a corrente elétrica.

Exercício1.

Q1(2,4) = 1,5 uC

Q2(0,2) = -3,6 uC

Distancia entre P e Q1 utilizar teorema de Pitágoras

Hyp=√(1^2+1^2 )= 1

Distancia entre P e Q2 utilizar teorema de Pitágoras

Hyp=√(1^2+3^2 )= 3,16

Intensidade de Q1 para P

E=(K×Q1)/d^2 E=(9x〖10〗^9×1,5x〖10〗^(-6))/1^2 --> E= 14,4 mC

Intensidade de Q2 para P

E=(K×Q1)/d^2 E=(9x〖10〗^9×(-3,6x〖10〗^(-6)))/〖3,16〗^2 --> E= -10,25 mC

Exercicio2

V1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com