TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAUDE MENTAL

Por:   •  23/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  6.779 Palavras (28 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 28

        [pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

ELIZABETE MARIA PICCININ PEGORARO

 

PRÉ PROJETO DE TCC II

 ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAUDE MENTAL

 

[pic 3]

Cruz Alta – RS

2020

ELIZABETE MARIA PICCININ PEGORARO

PRÉ PROJETO DE TCC II

ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAUDE MENTAL

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para obtenção

Do Título Bacharel em Serviço Social.

Professor da disciplina:

Coord. Valquíria Dias Caprioli.

[pic 4]

Cruz Alta – RS

2020

PEGORARO, Elizabete Maria Piccinin. Atuação do Assistente Social na Saúde Mental. 2020. 20. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) – Universidade Norte do Paraná, Cruz Alta (RS), 2020.

RESUMO

O presente trabalho apresenta uma abordagem reflexiva do serviço social no âmbito da saúde Mental e sobre a discussão da prática profissional do assistente social na saúde mental, apresentando um breve histórico da atuação do assistente social na saúde mental na atenção básica, as mudanças ocorridas nesta área a partir da Reforma Psiquiátrica, que colocou novas demandas e desafios à profissão. Mostrar a importância da atuação do assistente social na política de Saúde Mental na Atenção Básica, destacando-se o papel do assistente social, cuja profissionalização exige uma atitude de maior flexibilidade nas intervenções, contudo, sua ação profissional é fundamental na construção de uma rede de cuidados no atendimento integral ao usuário. Assim, preocupação maior foi compreender os elementos constitutivos e a dinâmica que envolve o processo de trabalho do assistente social na saúde mental, tendo como compromisso a plena cidadania do usuário dos serviços de saúde mental, contribuindo para a efetivação de tratamentos dignos para esses usuários.

Palavra-chave: saúde mental- reforma psiquiátrica- serviço social- atenção básica.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

2 DESENVOLVIMENTO        6

2.1 ASPECTOS HISTÓRICO/ORIGEM  E  A  RELAÇÃO  DO SERVIÇO SOCIAL NA SAÚDE MENTAL        6

2.2 CARACTERIZAR A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE MENTAL.        10

2.3 MUDANÇAS DA ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL COM A REFORMA PSIQUIÁTRICA        13

2.4 A ATUAÇÃO NA ATUALIDADE DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE MENTAL NA ATUALIDADE.        16

CONCLUSÃO        23

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        24

1 INTRODUÇÃO

  Nos anos 70 no Brasil, dá-se início a Reforma Psiquiátrica e, um novo modelo de atenção em saúde mental surge a partir da Reforma Psiquiátrica preconizando uma mudança nas formas de atenção e gestão das práticas de Saúde Mental.

A Reforma Psiquiátrica brasileira se fundamenta principalmente na superação da violência imposta aos pacientes mentais confinados, preocupação também crescente em outros países (BRASIL, 2010). O movimento, formado por trabalhadores que integravam o movimento sanitário, associações de familiares, sindicalistas, membros de associações de profissionais e pessoas com longo histórico de internações psiquiátricas (Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental - MTSM), surgiu em 1978, protagonizando a denúncia das violências dos manicômios, da preeminência de uma rede privada de assistência e da mercantilização da loucura, formando uma crítica ao saber psiquiátrico e ao modelo hospitalocêntrico presente (BRASIL, 2010).

Nesse contexto é Importante ressaltar o nascimento do primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no Brasil, em 1987, no município de São Paulo, juntamente com a intervenção na Casa de Saúde Anchieta, em Santos-SP. Também foram implantados os Núcleos de Atenção Psicossocial (NAPS) e dos Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) para os egressos de hospitais psiquiátricos (BRASIL, 2010).

 Criados para o funcionamento de todos os serviços de saúde mental de acordo com as diretrizes de descentralização e hierarquização das Leis Orgânicas do Sistema Único de Saúde (SUS) e, com isso deu-se a necessidade de uma equipe multiprofissional para o atendimento a demanda que foi surgindo com a reforma psiquiátrica, destacando aqui o profissional de Serviço Social.

Este estudo é relevante tendo como objetivo, apresentar reflexões sobre a intervenção do Assistente Social no espaço interdisciplinar dentro Saúde Mental e, justifica-se, pela possibilidade de conhecer como se evidencia nas pesquisas atuais o trabalho do Assistente Social na Saúde Mental, assim como, contribui também para provocar uma reflexão nos profissionais acerca do nosso papel nesse processo e de nos aprofundar no aporte teórico sobre o assunto. Contribui ainda, para estimular novas pesquisas sobre a importância do Serviço Social na Assistência à Saúde Mental, bem como estimular ideias para tomadas de decisões nesses campos de trabalho.

Para um entendimento mais profundo da questão, a metodologia, apresentada nesse trabalho, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa e exploratória e específica sobre publicações a partir do ano 1993, disponíveis em língua portuguesa e que abordasse sobre o tema apresentado, a partir da análise de dados e texto selecionados nas bases eletrônicas como: Biblioteca virtual em Saúde (BVS), Pubmed e Google Acadêmico.

 A pesquisa também estendeu-se aos artigos institucionais do Ministério da Saúde e do Ministério Público, que trouxessem elementos relevantes sobre o assunto pesquisado, enquanto objetivo geral este trabalho busca conhecer as demandas do assistentes sociais da área da saúde mental, em quatro tópicos assim realizados: no primeiro tópico procurou-se, contextualizar sobre aspetos históricos/origem e a relação do serviço social na saúde mental, em seguida, no segundo tópico, caracterizar a atuação do assistente social na saúde mental. Já, no terceiro tópico, procurou-se tecer comentários específicos sobre mudanças da atuação do assistente social com a reforma psiquiátrica e, no quarto tópico tecer um comentário sobre a atuação na atualidade do assistente social na política de saúde mental e, na atenção básica. Por fim, são apresentadas as considerações finais e a referência bibliográfica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.5 Kb)   pdf (194.8 Kb)   docx (50.4 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com