TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE

Por:   •  28/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.896 Palavras (12 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE DO PIAUÍ – FAPI

LIDIANA SILVA NUNES

LÍLYAN NARYELE DA COSTA MATOS

A PRÁTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE

TERESINA - 2013

LIDIANA SILVA NUNES

LÍLYAN NARYELE DA COSTA MATOS

A PRÁTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE

Projeto de pesquisa apresentado à Faculdade do Piauí – FAPI, como requisito parcial à obtenção de nota para disciplina: Seminário de Pesquisa em Serviço Social. Orientadora: Luciana Evangelista.

TERESINA/2013

Sumário

1 Tema4

2 Delimitação do Tema4

3 Objetivos5

3.1 Geral5

3.2 Específicos5

4 Justificativa6

5 Problematização.....................................................................................................................................8

6 Metodologia ........................................................................................................................................11

7 Cronograma de Atividades..................................................................................................................13

8 Referências...........................................................................................................................................14

9 Apêndices.............................................................................................................................................15

10 Anexos..............................................................................................................................................19

1 TEMA

        A Prática Profissional do Assistente Social na Saúde.

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

        A Prática Profissional do Assistente Social na Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) em Teresina/PI: Desafios e Perspectivas.

3 OBJETIVOS

3.1 GERAL:

        Analisar como se configura a prática profissional do Assistente Social na Maternidade Dona Evangelina Rosa(MDER) – THE/PI, destacando a análise para os desafios que o profissional encontra na efetivação do seu trabalho e as perspectivas desse profissional com a instituição.

3.2 ESPECIFICOS:

  • Identificar o perfil profissional e sua relação com os usuários da instituição;
  • Investigar como o profissional desenvolve sua prática;
  • Identificar os desafios encontrados na sua prática;
  • Analisar as perspectivas do profissional da instituição.

4 JUSTIFICATIVA

A prática profissional do Assistente Social na saúde são requisitos de discussão e debate constante na atual conjuntura sócio histórica em que se encontra o contexto brasileiro. O assistente social sempre esteve incluído no mercado de trabalho na saúde e, nesta área, novas e desafiantes experiências tem demandado sua intervenção. Sua prática tem sido maior e melhor visualizada, pelos demais profissionais, pela empregadora, pelo Estado.

Refletir sobre o exercício profissional do Assistente Social, é discutir também essa realidade com a qual esses profissionais se deparam no dia-a-dia de forma fragmentada, particularizada, concreta. Ela se expressa em determinada situação vivida por um sujeito, uma família, um grupo de pessoas que adentram esse espaço de trabalho em busca de respostas, soluções. Por isso é importante mencionar também os espaços físicos e recursos materiais. Os profissionais fazem parte do gênero humano, possuem necessidades, desejos, projetos e nem sempre tem a superação necessária para o enfrentamento contínuo e cotidiano de tantas batalhas.

Portanto, surge o interesse das pesquisadoras pelo assunto mencionado através de estudos durante a academia, autores como Myrian Veras, Iolanda Guerra, José Paulo Netto e Iamamoto, que são os estudiosos como referencial do Serviço Social, que em suas publicações falam sobre a prática profissional, a questão social, seu objeto de trabalho, suas instrumentalidades, seu projeto ético-politico, código de ética profissional dentre outros vários assuntos importantes para desenvolvê-los durante a formação acadêmica.

Várias disciplinas foram relevantes para escolha do tema, como o estágio supervisionado, que é o primeiro contato que o estudante terá com a prática e os vários confrontos do dia-a-dia. Assim como também as professoras, mencionam muitos exemplos de suas experiências vividas e isso desperta muitas curiosidades ao aluno, e isso o leva a querer entender a práxis social. Assim, pretende-se pesquisar sobre o assunto pelo despertar e curiosidade das pesquisadoras sobre os relatos dos assistentes sociais na MDER-THE/PI, através de outro contato com a instituição, em um trabalho realizado, em que o objetivo era identificar o perfil profissional e sua prática no dia-a-dia em campo, pela facilidade de acesso, e também pelo interesse na área da saúde.

Essa pesquisa é importante para produção de conhecimento das pesquisadoras e fundamental para o conhecimento da realidade, a relevância deste estudo é a comparação entre teoria e prática, que muitas vezes por conta da instituição não andam juntas, é importante para a comunidade ter conhecimento dos serviços oferecidos pela Maternidade Dona Evangelina Rosa-PI e assim usufrui dos seus direitos. É necessário também para que todos tenham conhecimento dos desafios que o profissional encontra no seu dia-a-dia e que diante destes, não é nada fácil dar respostas favoráveis às demandas. Para a ciência também é relevante, porque é um estudo a mais acerca do assunto.

5 PROBLEMATIZAÇÃO

O serviço social surge da emergência da questão social,  do conjunto das expressões da desigualdade social, econômica como também cultural, ou seja, problemas da sociedade capitalista madura, do antagonismo entre o capital e o trabalho. Antes do séc. XIX, o Serviço Social era uma profissão de filantropia e caridade, logo após esse período, com a era da industrialização, surge a necessidade de um profissional na qual fosse capaz de atuar e dar respostas, juntamente com o Estado a essas Questões Sociais, através de políticas públicas, surgindo ai um dos âmbitos da Prática Profissional do Assistente Social. Questões essas encontradas em vários campos de atuação do Assistente Social, como a educação, assistência social, habitação, justiça, previdência social, saúde, etc. A saúde foi um dos campos onde os avanços constitucionais foram mais significativos, podemos encontrar explicito na Constituição Federal de 1988:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (371.2 Kb)   docx (564.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com