TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Social e Saúde Mental: Análise Institucional da Prática

Relatório de pesquisa: Trabalho Social e Saúde Mental: Análise Institucional da Prática. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 5

niversidade Luterana do Brasil

Disciplina: Competência Técnico-Operativo em Serviço Social I

Nome: Andrea Pereira da Silva de Ávila

Turma: 0577

Ficha de Leitura

Serviço Social e saúde mental: uma análise institucional da prática

Capítulo II

O que queremos analisar são as possibilidades de prática do serviço social em estabelecimentos, particularmente nas Instituições de Saúde Mental.

Introduziremos a questão da possibilidade de analise das sociedades das sociedades das instituições e das práticas através das instancias econômica, política e ideologias.

A sobre determinação entre a instância econômica, política e ideológica se dão também em nível institucional. Vejamos como exemplo as instituições que circundam a loucura, tais como a instituição psiquiátrica e saúde mental.

Os saberes tradicionais apregoam a existência de uma doença mental mistificando a loucura como objeto de intervenção privilegiada dos médicos, o que lhe confere um status prestigioso na divisão sociotecnica do trabalho e que melhor ganha econômica o poder médico esta reforçando ideologia organicista sobre a loucura e vice versa.

O maciço investimento de capital na industria da loucura reforça como terceiro eixo desse esquema analítico a combinação entre econômico, o político e o ideológico.Pode dizer que nas relações de apropriação do real a classe burguesa se apropria da produção social através de relações sociais de exploração que Marx Caracterizou como a extração de mais valia. Através de relações de apropriação das

formas de organização social a elite no poder se apropria da vontade legítima do povo, através de relações sociais de dominação que é efetuada por exemplo na divisão social do trabalho ou no Estado.

O caráter institucional da sociedade permite a extensão de tais conceitos para as instituições sociais, tanto em seu sentido universal, por exemplo, a instituição “psiquiatria” , quando no seu sentido particular e conceito o estabelecimento psiquiátrico por exemplo que se considere a instituição geral ou particular o agente privilegiado é o médico psiquiátrico no exemplo citado. Que estejamos nos referindo a uma industria privada particular ou ao modo de produção capitalista o mandante será um conjunto de burgueses ou de burguesia.

A instituição pode ser analisada como econômicas, políticas e ideológicas de acordo com a transformação que suas relações sociais engendram.

O predomínio da transformação nas respectivas instancia conceitua a instituição.

Assim uma parcela pode ser dita instituição econômica; um partido político pode ser considerado uma instituição política, pois tem um projeto de organização social, uma escola pode ser analisada como umas instituições de instancia ideológicas as instanciam econômicas, políticas e ideológicas podem ser:

• Instancia determinante: aquele que é condição de existência social determinante em última instancia.

• Instancia dominante: aquele que é condição de reprodução social instancia determinante mais imediato

• Instancia decisiva: aquele que condução de transformação social

instancia revolucionária.

Porem tal como a sociedade e as instituições toda a prática combina elementos das três instancias e nela tem efeitos.

O que caracteriza a instancia e o objeto que é transformado na pratica social se é econômico, político ou ideológico, respectivamente algo matéria a organização social os ideais.

Assim como foi capaz de articular a prática a sociedade isto é do trabalho operário cotidiano dentro da falência é uma concepção de sociedade imantada pela luta de classes queremos mostrar como o referencial da analise institucional que em outra área de atuação do Serviço Social que não a ampare e no presente a gestão de saúde mental também o trabalho cotidiano profissional esta ligado ao movimento da história.

Devemos fazer a resalva de que a psiquiatria não engendra classe sociais antagônicas que movimentam a sociedade inteira as sua contradições ao longo da história na assistência psiquiátrica também gerou contradições sociais e relações sociais de apropriação indevida as quais contribuem para produzir a sociedade capitalista.

Portanto o nível institucional deve ser analisado permanentemente caso contraria não haverá outra historia e mudança de transformação social.

Mas extraiu categorias históricas como classes sociais burguesa proletária e luta de classes para explicar a sociedade.” A história de toda a sociedade até hoje é a história

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com